A Think Technology, indústria brasileira especializada em soluções para redes de fibras ópticas, infraestrutura e equipamentos de telecomunicações, com sede em Santa Rita do Sapucaí, MG, está lançando uma plataforma de IoT – Internet das Coisas em white label para que os provedores de Internet possam oferecer mais um serviço a seus assinantes, o de automação residencial.

A plataforma foi 100% desenvolvida pela empresa e apresentada pela primeira vez no Encontro Nacional Abrint 2024. “Customizamos o aplicativo para que o provedor possa colocar sua marca e agregar valor aos serviços prestados”, diz Magno Nogueira, diretor da Think Technology. A plataforma roda de forma local na central do provedor e não na nuvem, garantindo maior segurança e agilidade no tempo de resposta.

A Think também produz os dispositivos de IoT, como tomadas e interruptores, filtros de linha, controles de portão e controladores IR, que se integram à sua plataforma. “A partir desses itens é possível desenvolver várias aplicações. Por exemplo, uma tomada IoT pode transformar uma cafeteira comum em um dispositivo inteligente, programando horários de preparo da bebida. O controle de portão, por sua vez, pode acionar outras ações, como ligar a TV e o ar-condicionado quando o morador chega em casa”, afirma Kennety Ribeiro, engenheiro da Think. Tudo é comandado pelo celular ou por voz, uma vez que há integração com a assistente virtual Alexa.

Graças ao desenvolvimento próprio da Think, os dispositivos existentes na residência podem ser comuns, ou seja, não precisam ser trocados para receber a tecnologia - basta instalar a placa de IoT. “Em um interruptor de luz, a tecla de liga e desliga funciona normalmente, mas a iluminação também passa a ser controlada via aplicativo”, diz.

O mesmo ocorre com o comando por infravermelho (IR). Todos os equipamentos eletrônicos no ambiente, como a TV, receptor e o ar-condicionado, podem ser acionados pelo controlador IR da Think. “A maioria das residências tem um rack na sala com televisão e equipamentos eletrônicos ligados por um filtro de linha. Com um único comando no nosso controlador, o usuário liga ou desliga tudo de uma vez”, afirma o engenheiro.

Um outro exemplo de aplicação é a simulação de pessoas em casa, o que inibe as tentativas de furtos na ausência dos moradores. Com a rotina programada, a TV pode ser ligada ou desligada, bem como as luzes da residência acionadas remotamente. Em breve a Think vai lançar câmeras e central de alarme conectadas à IoT, compondo um portfólio completo de segurança.

Segundo o diretor, o grande diferencial da Think Technology é o domínio de software e hardware, com desenvolvimento e produção 100% próprios. “Desenvolvemos desde as placas de circuito impresso, os firmwares, os aplicativos, a produção metalmecânica e a injeção dos gabinetes. Tudo é feito dentro de casa. Por isso podemos criar produtos novos de forma muito rápida e customizada para os nossos clientes que, na verdade, são nossos parceiros”, diz.

É o caso do novo dispositivo IoT que permite o bloqueio remoto do sinal de CATV do assinante por meio de Wi-Fi utilizando qualquer ONU do mercado. O lançamento também foi apresentado pela primeira vez na Abrint. “O desenvolvimento é inédito. Todas as pessoas com quem conversamos na feira, do Brasil e da América Latina, disseram que nunca tinham visto um sistema como esse e ficaram impressionadas com a inovação”, finaliza o engenheiro. 

Na foto, Magno Nogueira (à esquerda) e Kennety Ribeiro, com o novo dispositivo IoT que permite o bloqueio remoto do sinal de CATV do assinante



Mais Notícias RTI



I-Systems lança solução de FTTO - Fibra até o Escritório em rede neutra

Oferta para provedores e operadoras traz diferenciais como SLA e IPv6.

01/07/2024


Doozy TV é o novo serviço de streaming para provedores

Novidade foi apresentada na Abrint 2024.

01/07/2024