O BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social aprovou um financiamento de R$ 41 milhões para a Um Telecom implantar um data center Tier 3 no Estado de Pernambuco. A medida foi aprovada no âmbito do BNDES Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), na linha de apoio à inovação.

Localizado em Recife, o site será o primeiro de grande capacidade (mais de 150 racks disponíveis) com a classificação Tier 3 no estado. Essa classificação garante critérios de alta disponibilidade em energia, climatização e segurança. No Brasil, existem aproximadamente 87 Tier 3, dos quais 85% estão na região Sudeste. Na região Nordeste, Fortaleza, CE, tem três unidades de uso comercial e João Pessoa, PB, apenas uma.

Em operação, a estrutura terá amplo espaço no local para instalação de outras empresas que farão parte do ecossistema, o que permitirá a disponibilização de serviços digitais em diversos segmentos (computação em nuvem, 5G, cibersegurança, Internet das Coisas, entre outros).

Segundo Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, a infraestrutura digital é um eixo fundamental para o desenvolvimento do Nordeste. “Aliada ao uso de energias renováveis e exportação de serviços tecnológicos, pode ser uma forma de acelerar a sofisticação produtiva da região”, disse. “O BNDES está atento a essa oportunidade regional para a empresa nordestina Um Telecom, que irá operar parte com energia solar, e irá vender serviços para empresas de diversos segmentos, inclusive as grandes empresas de tecnologia mundiais”, completa.

Com o financiamento, a Um Telecom poderá investir em obras civis e instalações dos diversos tipos de sistemas (geradores, ar-condicionado, rede elétrica, etc.), além de adquirir móveis, utensílios, máquinas e equipamentos, como subestação, geradores, racks, UPS, iluminação, controle de acesso etc.

Para José Luis Gordon , diretor de desenvolvimento produtivo, inovação e comércio exterior do BNDES, a aprovação do financiamento para a Um Telecom segue diretrizes do Plano Nacional de Telecomunicações e está alinhada à Nova Indústria Brasil, política industrial do Governo Federal. “É um estímulo ao desenvolvimento e à inovação de soluções tecnológicas e atende ao objetivo central que é ampliar a competitividade da indústria brasileira de telecomunicações”, finaliza.



Mais Notícias RTI



I-Systems lança solução de FTTO - Fibra até o Escritório em rede neutra

Oferta para provedores e operadoras traz diferenciais como SLA e IPv6.

01/07/2024


Doozy TV é o novo serviço de streaming para provedores

Novidade foi apresentada na Abrint 2024.

01/07/2024