De acordo com Carina Bitencourt, CEO da Fibracem, indústria 100% nacional especializada no setor de comunicação óptica, a quantidade de provedores de Internet que vêm aderindo à iniciativa Banco Fibracem tem aumentado de maneira significativa e em uma velocidade progressiva.

A alternativa vem ganhando cada vez mais espaço no mercado por incentivar os provedores a expandirem a infraestrutura de fibra óptica no Brasil. “Essa adesão vem sendo cada vez mais frequente devido às inúmeras vantagens em relação às outras instituições financeiras” afirma a executiva.

O Banco Fibracem prevê proporcionar condições e formas de pagamento mais atrativas, a investimentos voltados para projetos de rede, além de apresentar taxas de juros que podem ser, no mínimo, até 30% menores que as aplicadas por fundos de investimentos ou bancos tradicionais.

O fato de elas [as infraestruturas de redes de fibra óptica] serem vistas como a espinha dorsal para oferecer conexão, promover competitividade e propagar de uma forma cada vez mais forte o acesso à informação no Brasil, alternativas como essa têm sido cruciais para manter a constância na expansão e na implantação de novas redes de fibra óptica no Brasil.

Para se ter uma ideia do quanto a busca por expansão de redes de fibra óptica no Brasil é um assunto levado a sério, hoje, mais de 1,3 milhão de quilômetros de cabos de fibra óptica estão instalados no país. É o equivalente a 32 voltas ao redor da Terra ao longo da Linha do Equador.

A possibilidade também vem sendo encarada como uma válvula de escape nos últimos anos, período em que linhas de crédito se tornaram cada dia mais difíceis, principalmente no pós-pandemia, em meados de 2020. Ainda segundo a executiva, mesmo com várias alternativas de bancos públicos e instituições financeiras convencionais, a liberação de financiamento tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil.

“Isso se deve por conta da precificação da taxa de juros, que leva em consideração também o risco da inadimplência, que aumentou significativamente com a crise pandêmica e que ainda está em processo de recuperação. E esses aspectos têm dificultado, e muito, em ser aprovado para uma linha de crédito compatível para o investimento desejado”, finaliza Carina Bitencourt.

Foto: Banco de imagens Canva



Mais Notícias RTI



Vertiv divulga tendências em data centers para 2025

Especialistas antecipam aumento na inovação e integração da indústria para dar suporte à computação de alta densidade.

10/12/2024


Sonda Brasil investe US$ 2 milhões em novo Centro de Operações Integradas

Inovação faz parte da evolução de sua área de Digital Communications, criada a partir da Infovia Digital no Mato Grosso do Sul.

09/12/2024


14ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil debate transformações em tempos de IA e conectividade

Realizado por NIC.br e CGI.br, evento acontece nesta semana em São Paulo.

10/12/2024