Um projeto desenvolvido entre a Nokia Brasil e o Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações ganhou o reconhecimento da multinacional finlandesa. O prêmio Nokia - Health and Safety Recognition Awards 2024, evento que premia os melhores projetos de saúde e segurança no trabalho da Nokia no mundo, destacou o Digital H&S Improvement, desenvolvido entre os dois centros em 2023.

Em 2022, havia um número significativo de acidentes de trabalho envolvendo as equipes de campo das empresas terceirizadas da Nokia. A partir da análise de risco dos funcionários, que antes era feita apenas uma vez, no início das ações, um programa foi desenvolvido em colaboração com o ICC - Inatel Competence Center.

O projeto propôs a digitalização da análise e a implantação de um checklist diário com materiais fotográficos da equipe envolvida em campo com o uso de EPIs, atendendo às normas de segurança, como a NR10 e NR35. Assim, foi possível prevenir possíveis acidentes, uma vez que a liberação da equipe de campo só acontece após o time do Inatel fazer a auditoria remota das imagens e verificação do checklist.

Em 2023, com o Digital H&S Improvement em andamento, o número de acidentes foi reduzido a zero. A aplicação colocou diversas empresas terceirizadas em dia com as documentações e normas regulamentadoras para trabalho em campo. “Nossa garantia é que o processo seja cumprido para que as vidas humanas envolvidas sejam mantidas”, diz o Líder Técnico do Inatel, Frederico de Paula Campos.

O projeto foi implantado com medida para que as empresas terceirizadas pela Nokia estivessem em conformidade com as normas reguladoras em saúde ocupacional. Em caso de inconsistência no sistema, que é monitorado de forma remota pela equipe do Inatel, o time terceiro é impedido de começar as operações no dia da auditoria. “Esse foi um dos pontos de contribuição que nos ajudou a incentivar as equipes a cumprirem o trabalho corretamente”, explica o Líder da equipe do Digital Enable Center (DEC) do Inatel, Kaio Mendes Pereira.

A partir das análises dos dados, a Nokia também tem a possibilidade de mensuração de KPIs de segurança do trabalho. Em caso de reporte de evento (acidente), e no mesmo dia o time Inatel tenha sinalizado que há alguma informação que possa gerar riscos para a saúde do colaborador, a equipe terceirizada é notificada.

Mendes explica que, em geral, o apontamento da auditoria é bem aceito para não gerar atrasos nas ações que serão desenvolvidas. Assim que a situação é normalizada, a terceira é liberada para começar a operação. No momento, o programa é aplicado em diversas localidades em que a Nokia possui bases de trabalho, e está em constante desenvolvimento e evolução.

Já são cinco anos de trabalhos bem-sucedidos entre o Inatel e a Nokia. O time do Inatel, composto por 80 profissionais, cuida atualmente de atividades remotas da área de Serviços em Comunicações Móveis da multinacional no Brasil.

A internacionalização faz parte de um processo de consolidação da parceria que iniciou pequena, em 2019, quando a Nokia decidiu trazer para o Brasil um serviço que era desenvolvido por um outro parceiro, visando, entre outros benefícios, a redução de custos. “Começamos com uma equipe de dez pessoas, atendendo a clientes de Minas Gerais, e esse trabalho foi se estendendo para outras regionais até abranger clientes de todo o território nacional”, avalia o diretor de Serviços para atividades remotas na América Latina da Nokia, Alexandre Sant’anna.



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