Após vivenciar um crescimento acelerado, a construção de novas redes de comunicação atualmente sofre um processo de desaceleração, o que obriga os provedores de Internet a investir em novas tecnologias para manter ou ampliar as suas fatias neste mercado altamente competitivo. A 14ª edição do Congresso RTI Provedores de Internet acontecerá neste cenário desafiador, mas pleno de oportunidades, como mostra a quantidade expressiva de trabalhos técnicos selecionados: este ano, a programação passou a ter dois dias (em 2023 foi realizado em apenas um). O congresso reúne temas relevantes como a futura liberação da nova frequência de 6 GHz, segurança nas redes de comunicação, o impacto da inteligência artificial nos negócios, gestão e SVA - serviços de valor agregado.

“Vamos apresentar o que há de novo para o provedor. Ele precisa ter conhecimento sobre essas tecnologias para saber o que é factível de ser aplicado dentro da sua realidade e de que forma poderá tirar proveito disso”, antecipa o professor universitário José Maurício Pinheiro, coordenador do congresso, que será realizado nos dias 5 e 6 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo, como parte integrante do 11º Netcom.

Segundo dados da Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações, divulgados este mês, o mercado brasileiro de banda larga alcançou a marca de 49,7 milhões de acessos em maio de 2024, o que representa um acréscimo de 228 mil assinantes no mês e 1,08 milhão no acumulado de janeiro a maio. Ainda que haja subnotificação, os novos clientes totalizam 32% a menos em relação ao mesmo período do ano passado.

O Congresso RTI Provedores de Internet incluiu em sua grade temas importantes aos pequenos provedores que estão em busca de competitividade A programação está dividida em dois dias: o primeiro é dedicado às tecnologias e o segundo, às questões de segurança de dados e gestão.

Tecnologias e oportunidades

As palestras de abertura do evento, no dia 5 de agosto, têm o propósito de informar aos provedores de que maneira eles poderão ter acesso às tecnologias de Wi-Fi 6E e 7 e às frequências de 6 GHz outdoor. Para tratar desses temas, foram escalados, respectivamente, Luiz Puppin, gerente da FiberX Training, e Gilson Barbosa, CEO da G3Network.

Em seu trabalho, Barbosa analisa como está o cenário no Brasil e de que maneira será feita a liberação dos 6 GHz, com o uso da coordenação automatizada de frequência (AFC). O profissional acredita que possa haver um “renascimento” dos provedores via rádio em muitas regiões, devido ao custo elevado dos postes, aos furtos de cabo ou mesmo por facilidade na entrega do serviço ao cliente em regiões mais afastadas ou zonas rurais.

Já o administrador do IFC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Carlos Aurélio Oliveira Gonçalves apresentará seu trabalho sobre a “Aplicação de uma infraestrutura Wimax para os Centros de Inclusão Digital de Fortaleza (CIDF)”. A palestra trará detalhes sobre a iniciativa, que poderá servir de modelo para prefeituras e autarquias públicas. Em Fortaleza, CE, os CIDFs serão instalados próximos a escolas municipais e equipados com computadores de última geração, com acesso à Internet de banda larga e tecnologia Wimax para suportar videoconferências. O objetivo é oferecer infraestrutura suficiente para que esses locais possam realizar cursos noturnos na área de tecnologia da informação, proporcionando qualificação à população carente que reside no entorno.

IA - Inteligência artificial

Com mais de 23 anos de experiência no setor de telecomunicações, a engenheira de telecomunicações e administradora de empresas Karine Mansour Soares apresentará o tema “Impacto da IA – Inteligência Artificial no Provedor”. CEO na Mansour Consultoria e Head of Network na Law in Tele, a profissional também mediará o painel que dará sequência à sua palestra, no qual serão discutidas “Novas Tecnologias e Segurança em Redes de Comunicação”. “Será que a inteligência artificial trará mais ou menos segurança? É uma preocupação das empresas, mas será que o provedor está preparado para isso?”, questiona o coordenador do Congresso RTI Provedores de Internet.

Esta discussão terá a presença dos painelistas convidados Alessandro Magalhães, diretor de operações da Plano SI Consultoria; André Scheiner, diretor de projetos da Sapiens Projetos; e Ricardo Capozzi, perito em Computação Forense da Inforac Lab Tec Pericial. Entre outras questões, serão abordadas a adoção de criptografia, firewalls avançados e técnicas de anonimização de dados para proteger a infraestrutura crítica de ataques e vazamentos. Também serão tratados temas como a qualificação da mão de obra com relação a esses temas de segurança e, no caso específico da computação forense, como identificar produções falsas criadas por IA.

Segurança e gestão

A programação do dia 6 de agosto terá seu enfoque no desenvolvimento e no crescimento do provedor de internet, com palestras voltadas a questões comerciais e operacionais e ao compartilhamento e desempenho das redes. A palestra inicial será conduzida por Paul Raad, diretor de produtos da WDC Networks, e tratará das “Vantagens dos projetos turnkey para provedores”. Em seguida, Adenilson Boccato de Almeida, gerente de Cibersegurança da Protiviti, falará sobre “DDoS e segurança de rede”. Em sua palestra, ele apresentará os principais conceitos e as boas práticas para evitar os ataques de negação de serviço distribuído (DDoS), que se tornaram um grande desafio para os profissionais de segurança da informação.

Recomendações para melhorar o desempenho e a gestão dos provedores farão parte das apresentações seguintes, como a do engenheiro Jorge Morgado, da Conect Telecom, que irá falar sobre “Indicadores de desempenho (KPIs) para o desenvolvimento de provedores”. Referência no desenvolvimento de projetos para este público, o NIC.br estará representado pelos gerentes Antonio M. Moreiras e Gilberto Zorello. A dupla apresentará o conteúdo “Padrões técnicos e práticas importantes para a estabilidade e crescimento do provedor - Uma abordagem para os gestores”.

Finalizando o congresso, o painel “Estratégias de Gestão e Serviços em Telecomunicações” terá a mediação de Henrique Carmine, gerente de estratégia corporativa da American Imports. Gestor e administrador com ênfase em Tecnologia da Informação, o executivo tem vivência em projetos, gestão tecnológica e operacional.

Entre os convidados a debater o tema está Douglas Conrad, CTO da Opens Tecnologia, que discorrerá sobre como a IA pode propiciar melhores experiências ao cliente. Outros convidados para o painel são Glaucius Botosso, CEO da GBX ISP Consult; e Luciano Franz, CEO da Digilivro, que falará a respeito da capacitação do provedor para a venda e entrega de livros e jornais digitais com o objetivo de oferecer vantagens especiais ao cliente final e, ao mesmo tempo, beneficiar-se de isenções tributárias.

Sobre o Netcom

Em sua 11ª edição, o Netcom é o ponto de encontro dos profissionais de infraestrutura de redes, cabeamento e telecom, reunindo feira e congressos técnicos em um mesmo ambiente. Em 2024 o evento será realizado entre os dias 5 e 7 de agosto – no Expo Center Norte (Pavilhão Azul), em São Paulo – com uma programação que abrange toda a cadeia produtiva do segmento, incluindo indústria, distribuidores, instaladores, operadoras, data centers, provedores de Internet e usuários corporativos de TI.

Especialistas, pesquisadores e profissionais atuantes no mercado compartilharão seus conhecimentos, por mais de 30 horas, nos congressos que compõem o evento: 2° Congresso RTI de Fibra Óptica; 14° Congresso de Provedores de Internet; 15° Congresso RTI de Data Centers; 2° Congresso de Cabeamento e Instalações e 3° Workshop de Compartilhamento de Postes.

Entre as questões técnicas, serão abordadas novas normas de segurança de instalação, estratégias de migração de redes e desenvolvimentos de padrões abertos, inteligência artificial, IoT – Internet das Coisas, 5G e a gestão dos provedores de Internet em um ambiente competitivo e cada vez mais consolidado.

Em uma área de exposição de 10.000 m², serão reunidos mais de 180 expositores nacionais e internacionais que apresentarão seus produtos e tecnologias. Os organizadores esperam receber 2000 congressistas e 8000 visitantes nos três dias de evento.

O Netcom é uma realização da Aranda Eventos, empresa com 30 anos de experiência na organização e coorganização de eventos como as feiras e congressos Intersolar South America, Data Centers e Provedores de Internet.

 

14° Congresso RTI Provedores de Internet

5 e 6 de agosto de 2024, das 13h30 às 18h30

Netcom 2024

5, 6 e 7 de agosto

Expo Center Norte (Pavilhão Azul)

Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme. São Paulo-SP

Feira: 12h às 20h

Congressos: 13h30 às 18h30

Inscrições gratuitas pelo site www.netcom2024.com.br.



Mais Notícias RTI



Vertiv divulga tendências em data centers para 2025

Especialistas antecipam aumento na inovação e integração da indústria para dar suporte à computação de alta densidade.

10/12/2024


Sonda Brasil investe US$ 2 milhões em novo Centro de Operações Integradas

Inovação faz parte da evolução de sua área de Digital Communications, criada a partir da Infovia Digital no Mato Grosso do Sul.

09/12/2024


14ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil debate transformações em tempos de IA e conectividade

Realizado por NIC.br e CGI.br, evento acontece nesta semana em São Paulo.

10/12/2024