O Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações e a startup Trivale Tecnologia anunciaram uma parceria para o desenvolvimento e comercialização de uma solução de comunicação móvel celular 5G privativa na faixa de frequência de 700 MHz. O projeto, que conta com apoio da EMBRAPII e Sebrae, visa transformar o cenário de conectividade no Brasil em diferentes verticais do mercado.
A solução foi projetada para oferecer conectividade privativa e de alta confiabilidade. Durante o desenvolvimento, ao longo três anos, o projeto teve o apoio da RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e MCTI - Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações. A solução é capaz de prover a criação de uma rede móvel privativa para demandas que exigem desempenho, confiabilidade, escalabilidade e baixo custo, em uma faixa de frequência específica, sendo possível habilitar aplicações em localidades onde pode não haver cobertura de sinal das operadoras convencionais ou em clientes que desejam criar sua própria rede de conectividade.
“Esse é um projeto que passou por todo o processo de inovação envolvendo a tríplice hélice; instituição de ensino e pesquisa, governo e órgãos de fomento e agora a transferência para o mercado. O objetivo é sempre conectar as demandas do mercado com as tecnologias desenvolvidas no Inatel e seus profissionais”, destaca Carlos Nazareth Motta Marins, diretor do Inatel.
A previsão é que o produto seja lançado no início de 2025. A Trivale será responsável pela comercialização da solução e focará a sua aplicação em ambientes onde a automação e a segurança são essenciais. A startup, que possui experiência no setor de óleo e gás, está posicionada para expandir suas operações para novos mercados, como agricultura, mineração, indústrias, cidades inteligentes e utilities em geral. “A Trivale tem um histórico sólido de trabalho com empresas de petróleo e vê na conectividade privativa 5G uma oportunidade para atender à demanda crescente por automação e controle em diversos setores, com o apoio de nossa startup durante todo o processo. O 5G, integrado com dispositivos IoT – Internet das Coisas, transforma tudo e é uma inovação para o mercado”, afirma Guilherme Capistrano Cunha, fundador da Trivale Tecnologia.
A escolha pelo 5G é justificada por uma série de vantagens, incluindo maior taxa de transmissão, menor latência, maior confiabilidade e com a utilização de uma rede dedicada privativa, as empresas podem ter mais autonomia para suas operações. “Estamos animados com a oportunidade de trazer essa tecnologia de ponta para o mercado, aproveitando nossa experiência e o apoio desse ecossistema de inovação”, completa o executivo da startup, que também se associou ao xGMobile – Centro de Competência EMBRAPII Inatel em Redes 5G e 6G, para acompanhar o desenvolvimento das redes móveis de comunicações para novas soluções de conectividade.
Mais Notícias RTI
Especialistas antecipam aumento na inovação e integração da indústria para dar suporte à computação de alta densidade.
10/12/2024
Inovação faz parte da evolução de sua área de Digital Communications, criada a partir da Infovia Digital no Mato Grosso do Sul.
09/12/2024
Realizado por NIC.br e CGI.br, evento acontece nesta semana em São Paulo.
10/12/2024