A AbraCloud - Associação Brasileira de Infraestrutura e Serviços Cloud acaba de liberar a primeira edição do Panorama AbraCloud, levantamento organizado pela entidade e executado pelo Instituto de Pesquisa Insider para identificar o perfil, tamanho, números e distribuição dos colaboradores e faturamento das empresas associadas, incluindo a quantidade e o perfil de seus clientes, localização geográfica e faturamento. Adicionalmente, a pesquisa procurou identificar o nível de satisfação com os serviços oferecidos e atendimento e os diferenciais oferecidos.

Participaram da pesquisa 37 do total de 50 empresas associadas, com a maioria (68%) revelando que possuem seus clientes distribuídos por todos os estados da federação, sendo o Sudeste a região que concentra a maior parte, com 32% dos clientes. São Paulo lidera com 24% e Rio de Janeiro vem a seguir com 22%. Na sequência, a região Nordeste aparece com 22%, enquanto Sul e Norte estão empatadas com 19% da carteira de clientes das associadas.

Em resposta com múltiplas opções, as associadas relatam oferecer oito tipos de serviços: web hosting (81%), managed services para médias empresas (76%), managed hosting (70%), managed services para grandes empresas (67%) e parceiros (60%). O parceiro é o provedor que atua com canais de vendas indiretas, distribuindo serviços digitais por meio de revendas.

Na sequência, surgem instalação de colocation (43%), data center (41%) e telecomunicações (19%). A IaaS - Infraestrutura e Serviços Computacionais na Nuvem é oferecida pela maior parte das empresas entrevistadas (57%). Em seguida, aparecem empatadas a oferta de SaaS - Software em Nuvem ou PaaS - Plataforma como Serviço, citadas por 14% das associadas.

Já as suas principais atividades convergem basicamente para Serviços de TI em Nuvem, segundo 65%. E, ainda, para serviços de TI tradicionais. Neste caso, para 14% das empresas, o que aponta para utilização de nuvem híbrida pelos clientes finais. E, iguais 5%, citam Venda de Ativos e Hospedagem Compartilhada.

Sobre a localização de seus data centers, quase todas as empresas entrevistadas (92%) possuem pelo menos uma unidade em algum estado da Região Sudeste. E, nessa conta, São Paulo é decisivo: 84% têm data centers no estado. Na sequência, aparece o Rio de Janeiro (19%). A região Nordeste é apontada por 22%; Nordeste e Sul são apontadas igualmente por 19% das entrevistadas. Nestes casos, destacam-se Ceará (14%) e Santa Catarina (11%).

O estudo completo pode ser visualizado no site: https://abrir.link/lVxvj.



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