A Cerabyte, fabricante de soluções de armazenamento de dados baseado em cerâmica, anunciou um investimento estratégico da Pure Storage para ajudar a viabilizar soluções sustentáveis de armazenamento de dados imutáveis. Além disso, John (Coz) Colgrove, fundador e diretor de consultoria (CVO, sigla em inglês para Chief Visionary Officer) da Pure Storage, passa a integrar o Conselho de Administração da Cerabyte.

A visão da Cerabyte é armazenar todos os dados virtualmente para sempre e preservar os registros digitais de hoje para uso futuro por meio do uso de sua tecnologia de armazenamento de dados em cerâmica. Com a Pure Storage oferecendo sua plataforma para armazenar, gerenciar e proteger os dados do mundo, esse investimento estratégico na Cerabyte permitirá que a empresa fique ainda mais próxima de seu objetivo.

“O investimento da Pure na Cerabyte e a parceria conjunta nos permitirão oferecer aos nossos clientes soluções de armazenamento de dados sustentáveis e imutáveis que estão revolucionando o setor”, diz Coz, fundador da Pure Storage. “Ao revolucionar o mercado de armazenamento de arquivos, estamos abrindo caminho para um storage de longo prazo duradouro e mais fácil de gerenciar”, completa.

A Cerabyte permite uma nova camada de armazenamento de dados acessível, permanente e sustentável que, segundo as projeções, se estenderá de racks de data center em escala de petabyte a exabyte. A tecnologia de mídia persistente pode armazenar dados por períodos extremamente longos sem consumir energia.

“As complexas necessidades globais de armazenamento de arquivos em escala de zettabytes têm sido mal atendidas com soluções caras que consomem uma parte excessiva da energia disponível no mundo”, explica John Monroe, analista-chefe da Furthur Market Research. “O setor de storage está pronto para uma ruptura transformadora. Em conjunto com a fita, novas tecnologias, como a da Cerabyte, serão necessárias para fornecer soluções viáveis e econômicas para os desafios cruciais dos clientes corporativos com a segurança, imutabilidade e sustentabilidade de seus dados vitais”, completa.

O armazenamento de dados baseado em cerâmica da Cerabyte não sofre com bit rot, a deterioração de dados digitais ou corrupção silenciosa, que ameaçam a integridade dos dados ao longo do tempo. Em vez disso, este tipo de storage fornece um registro imutável dos dados originais necessários em um número crescente de casos de uso, especialmente na era da IA – Inteligência Artificial.

“Como o mercado está caminhando para a era Yottabyte, o armazenamento de dados sustentável - que elimina a necessidade de migração de dados e, portanto, reduz a pegada de energia e o TCO, será fundamental para aproveitar o tsunami de dados que está por vir”, diz Christian Pflaum, CEO da Cerabyte.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025