A TV Anhanguera, rede de televisão regional brasileira afiliada à TV Globo que atua nos estados de Goiás e Tocantins, escolheu a Commvault na migração de tecnologia de backup ao optar por uma ferramenta com menor tempo de backup e com recurso mais avançado de compressão e deduplicação de dados, tendo em vista seus 270 TB já reduzidos de um total anterior de 550 TB.
Além de buscar reduzir custos com storage, havia a preocupação com a integridade do backup, com o tempo de restore e cibersegurança. “É preciso ter confiança no backup para poder restaurar. Segurança sobre integridade do backup para o restore foi um diferencial na escolha da Commvault”, explica Luis Duarte, diretor de tecnologia na TV Anhanguera.
Para a migração das soluções, foi feito um novo mapa de backup, então houve toda uma reestruturação da política de backup da empresa. Duarte conheceu a Commvault por meio de pesquisas de relatórios do Gartner e via parceiros, em discussões sobre ferramentas e tecnologia. O primeiro projeto com a Commvault ocorreu entre 2019-2020 com a integradora TB4U Tecnologia.
Segundo Duarte, são 270 TB de backup já processados pela ferramenta Commvault em uma proporção de 2 para 1, ou seja, o volume total de backup seria em torno de 550 TB sem a compressão realizada pela solução. Em comparação à tecnologia usada anteriormente, a empresa ganhou 50% de espaço de backup devido à taxa de compressão e deduplicação Commvault.
Um dos grandes pontos fortes da solução Commvault, segundo Duarte, é o ecossistema Commvault. A solução de backup e restore possibilita montar uma arquitetura de alta confiabilidade. Por estar com dados mais bem distribuídos, em caso de perda do índice de backup, é possível baixar a informação facilmente. Essa robustez da solução é o que proporciona mais confiança e consequentemente mais segurança aos dados críticos.
Embora a busca por mais segurança tenha sido o ponto de partida para a implementação da tecnologia Commvault, a proteção contra ataques cibernéticos também foi um benefício do projeto. Houve uma tentativa de ataque ransomware contra o grupo em 2022, mas a ferramenta Commvault garantiu que voltassem o ambiente de forma rápida sem perda de informação. “A proteção Commvault é eficiente e pudemos comprovar isso na prática. A ferramenta realmente protegeu nossos dados e arquivos”, relata. Outras contingências garantiram também que o conteúdo dos jornais e sistemas de rádios e de mídia como um todo continuassem funcionando. No geral foi um processo muito rápido de recuperação. Não houve impacto para o negócio e não deixaram de faturar ou de exibir qualquer programa.
A proteção contra ransomware da Commvault foi algo extremamente importante. Após esse episódio, a TV Anhanguera buscou junto à integradora TB4U Tecnologia ampliar a arquitetura de segurança para um novo projeto visando a proteção preventiva. Em 2023 adquiriu a solução Metallic ThreatWise, sistema de detecção para identificar preventivamente ameaças desconhecidas e de zero-day a fim de minimizar as falhas de segurança de dados. A solução Commvault utiliza iscas no ambiente, e com isso é possível realizar proativamente um monitoramento e testar como está a segurança do perímetro.
Mais Notícias RTI
Especialistas antecipam aumento na inovação e integração da indústria para dar suporte à computação de alta densidade.
10/12/2024
Inovação faz parte da evolução de sua área de Digital Communications, criada a partir da Infovia Digital no Mato Grosso do Sul.
09/12/2024
Realizado por NIC.br e CGI.br, evento acontece nesta semana em São Paulo.
10/12/2024