Lançado em 2019, o Wi-Fi 6 ainda está em fase de adoção gradual no Brasil, mas tem sido alvo de investimentos das principais operadoras de telecomunicações no país em suas redes. Uma delas é a IBI - Internet Brasileira Incrível, provedor de Internet com sede em Governador Valadares, MG. A empresa passou a oferecer o Wi-Fi 6 AX 3000 para cidades do leste mineiro (Caratinga, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Santana do Paraíso e Timóteo).

Segundo Pedro Matias, diretor técnico e operacional da Ibi, o Wi-Fi 6, assim como as outras gerações, têm algumas variações de capacidade e o nome técnico é AX. “Existem no mercado os AX 1200, 1500, 1800 e 3000. Essa numeração equivale à capacidade de tráfego de dados do Wi-Fi. Somos a única provedora do leste de Minas Gerais a oferecer o AX 3000, mais potente e com a mais alta performance existente atualmente no mercado”, ressalta.

O Wi-Fi 6 é a evolução das outras gerações do Wi-Fi e tem como característica principal a maior capacidade de tráfego de dados. Além disso, oferece velocidade e estabilidade superiores, menor interferência para trafegar mais dados. A tecnologia permite que mais dispositivos se conectem à Internet simultaneamente sem queda na qualidade, ideal para consumidores que tenham smartphones, tablets, notebooks, TVs e outros dispositivos conectados.

“Com o Wi-Fi 6 é possível trafegar dados acima de 1,5 Gbit/s diretamente no wireless, que nas tecnologias anteriores trafegavam a 900 Mbit/s. A outra grande vantagem é que, por ser uma tecnologia nova, ela sofre menos interferência e mantém uma estabilidade melhor do uso do serviço através do wireless”, explica Matias.

Para novos clientes Ibi, os equipamentos que serão utilizados para o Wi-Fi 6 já estão homologados. Já os clientes da Ibi que tiverem necessidade ou fizerem mudanças de planos que abranjam o Wi-Fi 6, será necessário fazer a substituição e a troca do equipamento.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025