Presente em todo o estado de Roraima, o provedor de Internet InfoRR está expandindo sua atuação para o Amazonas, com a construção de um novo trecho de rede óptica DWDM conectando as capitais Boa Vista, RR, e Manaus, AM. O projeto está sendo implantado em parceria com a 4WNet Telecomunicações, provedor de serviços também de Roraima, e envolve o fornecimento de um sistema DWDM completo da Padtec, com recursos de monitoramento do estado físico da fibra óptica e de reconfiguração automática da rede para adição de capacidade.

Em fase final de implantação, a nova rede tem quase 800 quilômetros de extensão e, além das capitais Boa Vista e Manaus, cobre mais seis municípios dos estados de Roraima e Amazonas. O projeto, ambicioso e de alto investimento, recebeu o nome de Projeto Rizolmar, em homenagem ao fundador da InfoRR, falecido em 2021. “Meu pai criou a InfoRR em 2006 e sempre buscou o que havia de mais moderno na área de telecom. Ao longo dos anos, expandiu a cobertura de rede da empresa para toda a capital e demais municípios do estado, incluindo vilas e comunidades indígenas. De uma pequena empresa com quatro colaboradores, a InfoRR cresceu e hoje emprega cerca de 60 colaboradores diretos e indiretos”, afirma Ruandson Alves, atual diretor da empresa e filho do fundador.

Ele lembra as dificuldades de conectividade enfrentadas pelo estado de Roraima e, consequentemente, de acesso à Internet. “Colocar Roraima em outro patamar das telecomunicações sempre foi um dos principais objetivos da InfoRR”, ressalta. “Essa nova rede faz parte da estratégia de expansão da empresa e a parceria com a Padtec está alinhada ao nosso objetivo de ampliar o mercado levando serviços de Internet de alta qualidade para todos os nossos clientes”, acrescenta.

Para isso, a InfoRR contratou da Padtec a implantação de um sistema DWDM com ROADM (sigla em inglês para multiplexador óptico de adição/remoção reconfigurável) da plataforma LightPad i6400G, que disponibiliza um mecanismo automático para adicionar capacidade às redes, de maneira flexível e sem necessidade de interromper o serviço para realizar o upgrade. A solução fornecida inclui também transponders duais TMD400G, com capacidade de 400 Gb/s, chaves ópticas e placas OTDR - Optical Time-Domain Reflectometer, para o monitoramento contínuo e rápida identificação de falhas nas fibras ópticas em toda a rota.

“Com a combinação de OTDR e de recursos de inteligência e automação do ROADM, em uma solução DWDM completa, a InfoRR passa a contar com uma rede de alta disponibilidade e confiabilidade, que permitirá oferecer aos seus clientes serviços de internet com qualidade elevada”, ressalta Argemiro Sousa, diretor de Operações de Equipamentos da Padtec. Ele lembra que, por ser uma empresa que desenvolve tecnologia nacional e fabrica seus equipamentos no Brasil, a Padtec viabiliza a oferta de várias opções de financiamento para a compra de seus produtos - entre elas, a Finep - Aquisição Inovadora Telecom, utilizada pela InfoRR e 4WNet.



Mais Notícias RTI



Vertiv divulga tendências em data centers para 2025

Especialistas antecipam aumento na inovação e integração da indústria para dar suporte à computação de alta densidade.

10/12/2024


Sonda Brasil investe US$ 2 milhões em novo Centro de Operações Integradas

Inovação faz parte da evolução de sua área de Digital Communications, criada a partir da Infovia Digital no Mato Grosso do Sul.

09/12/2024


14ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil debate transformações em tempos de IA e conectividade

Realizado por NIC.br e CGI.br, evento acontece nesta semana em São Paulo.

10/12/2024