O Senai-SP apresentou uma nova tecnologia de conectividade: o 5G5M. Através de um equipamento móvel, a solução permite a instalação de uma rede 5G autônoma em apenas cinco minutos, com o objetivo de fornecer conectividade em qualquer ambiente externo ou operação industrial.

O 5G5M foi desenvolvido pelo Senai-SP a partir de tecnologias de energia limpa, que combinam energia solar e biodiesel. De acordo com Wilson Cardoso, assessor técnico da Diretoria Regional, a solução utiliza um mastro telescópico equipado com painéis solares para operar durante o dia e, à noite, um gerador a biodiesel garante a continuidade da operação. O raio de alcance da rede é de até 10 km², suportando até 10 mil dispositivos simultaneamente, com uma velocidade total de tráfego de até 30 Gbit/s em aplicações industriais. Além disso, o 5G5M foi projetado para ser montado por qualquer pessoa, mesmo sem especialização técnica, permitindo que a rede 5G seja instalada em qualquer local de forma rápida e eficiente.

“O 5G5M é uma solução modular, que pode ser facilmente adaptada para integrar novas tecnologias, diferentes fabricantes de equipamentos de telecomunicações e modelos de negócio variados”, explica Cardoso. Além de fornecer suporte técnico e aplicações personalizadas conforme as necessidades de cada indústria, o assessor afirma que o Senai-SP também utilizará a rede em seus serviços de inovação e consultoria tecnológica, apoiando provas de conceito e testes em linhas de produção.

Diversos setores que necessitam de digitalização de processos, como o agrícola, sucroenergético, papel e celulose, construção civil e transmissão de energia, devem se beneficiar da solução. Na agricultura, por exemplo, o 5G5M pode ser aplicado em etapas que vão desde o manejo do solo até a colheita, permitindo maior eficiência e controle em tempo real. No setor de construção civil, a tecnologia facilita a criação de canteiros de obras integrados e a modernização de plantas industriais. Em situações de desastres naturais, a solução pode fornecer conectividade rápida para apoiar a recuperação de infraestruturas críticas.



Mais Notícias RTI



Aurea Finvest anuncia data center de 800 MW em Sumaré

Investimentos são estimados em R$ 5 bilhões.

21/01/2025


Um Telecom lança unidade de negócios para data centers

Empresa também anunciou o início da obra do Recife1, seu primeiro data center.

21/01/2025


Engetron, Saft e Stulz anunciam colaboração com foco em data centers

Empresas integram UPS, baterias e refrigeração para maior eficiência e resiliência das aplicações.

21/01/2025