O Grupo ClickIP inaugurou o ClickIP Data Centers no dia 22 de agosto. Atendendo às normas da TIA 942 Rated-3, o empreendimento garantirá alta disponibilidade e confiabilidade para empresas, indústrias, instituições e provedores de Internet com alta demanda de processamento e armazenamento de dados. Sua construção já recebeu investimentos superiores a R$ 20 milhões. Entretanto, ainda serão realizados investimentos dos ambientes de computação em nuvem.

Com uma área construída de 685 m² em um terreno de 1200 m², o data center tem capacidade para 500 KVA e 240 kW dedicados ao espaço de TI, onde operarão 49 racks. Com climatização de precisão, sistema de detecção e combate a incêndio e energia com sistemas de UPS e geradores redundantes.

Segundo os cofundadores do Grupo ClickIP, Maykon Souza e Neilson Reis, é o primeiro data center desse porte no Norte do Brasil e o projeto surgiu da própria demanda interna. Por já atuarem no mercado de serviços de Internet no Amazonas, perceberam a escassez desse tipo de serviço na região, que só podia ser contratado no Sudeste do país.

“Inicialmente, o intuito era hospedar nossa própria infraestrutura. No entanto, com as mudanças significativas no mercado, precisamos nos adaptar, especialmente pensando na experiência do cliente. Optamos por fazer algo mais robusto, e não apenas exclusivo. Enxergamos a oportunidade de comercializar e buscar a certificação, o que será um diferencial para o nosso serviço”, destacou Neilson Reis.

O Grupo ClickIP possui mais de 100 mil assinantes, divididos entre as empresas Intlink Fibra, Fiber Network, Wire Fibra e ClickIP Soluções. Juntas, elas fornecem serviços de Internet por meio de fibra óptica para Manaus e mais 22 municípios do Amazonas e Pará. Segundo a empresa, atualmente, o Grupo ClickIP ocupa o 1º lugar como operadora regional de Internet fixa no Amazonas, e o 3º se comparado às operadoras nacionais.

De acordo com os cofundadores, alguns centros de dados privados já existem no Amazonas, mas o diferencial de um data center edge está em sua infraestrutura de alta performance, otimizada para estar mais próxima ao usuário final, proporcionando baixa latência e alto desempenho. Além disso, toda a infraestrutura segue as normas TIA-942 (Rated 3), que exigem redundância na alimentação de energia, climatização de precisão, e sistemas de detecção e combate a incêndio.

Com a inauguração, o ClickIP Data Centers iniciará oficialmente o serviço de computação em nuvem no Amazonas, cujo objetivo principal será a comercialização de processamento e armazenamento de dados para empresas de pequeno, médio e grande porte, além de provedores de Internet e operadoras de telecomunicações. A estrutura também diminuirá a latência para os usuários de Internet que estiverem na mesma rede.

Entre os serviços oferecidos estarão colocation (locação de espaço para hospedagem de servidores), bare metal (locação de servidores físicos), virtualização (criação de ambientes de máquinas virtuais) e backup.

A proposta do ClickIP Data Centers é se tornar um PIX do IX.br, um ponto de troca de tráfego entre os operadores de redes que compõem a Internet, facilitando a comunicação local e melhorando a qualidade da conexão para os usuários finais.



Mais Notícias RTI



IA deve atrair investimentos em data centers no Brasil

Painéis de debates no Netcom mostraram que o país tem potencial de entrar no mapa dos data centers para rodar IA.

09/09/2024


Maior oportunidade para os data centers no Brasil está no treinamento de IA

Mas altos custos e insegurança jurídica ainda são obstáculos.

09/09/2024


Empresa de telecomunicações abre 300 vagas de emprego em todo o Brasil

A TLP Serviços está com mais de 300 vagas de emprego em diversas regiões do país.

09/09/2024