O BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social aprovou financiamento no valor de R$ 30 milhões para o plano de inovação 2024-2025 voltado ao desenvolvimento de novos produtos de telecomunicações da Datacom, companhia com sede em Eldorado do Sul, RS.
Os recursos são provenientes do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações – BNDES Funttel e representam cerca de 89% do projeto da Datacom, com valor total de R$ 33,7 milhões. O objetivo é ampliar a ação da empresa em mercados em que ela já está presente, bem como permitir a oferta de soluções de telecomunicações mais completas com tecnologia nacional.
A quantia será aplicada na contratação de quadros qualificados para P&D - Pesquisa e Desenvolvimento. A expectativa é que sejam criados 21 novos empregos, sendo oito em P&D. Com isso, a empresa passará a ter 450 empregados, dos quais 103 dedicados à pesquisa.
“Os recursos do Funttel são destinados para fomentar a inovação tecnológica e investir em pesquisa para apoiar o crescimento do país. O Ministério das Comunicações incentiva a competitividade da indústria de telecomunicação brasileira e projetos voltados para inclusão digital”, diz Juscelino Filho, ministro das Comunicações.
“Os recursos serão muito importantes para viabilizar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos de redes, principalmente uma nova linha de switches voltados para redes 5G, uma nova linha de roteadores e evoluções significativas no sistema operacional de rede que opera todos os produtos da empresa, ampliando a participação da empresa nas redes dos provedores de Internet, bem como das grandes operadoras”, finaliza Antonio Carlos Porto, presidente da Datacom.
Mais Notícias RTI
Além da conectividade: redes potenciadas, experiências aprimoradas.
31/03/2025
Solução é indicada para POPs de telecom e data centers.
31/03/2025
Consultoria aumenta as chances de sucesso.
31/03/2025