A DPR Telecomunicações, indústria com 29 anos de mercado, reforça sua parceria com a K2 Telecom, que começou em 2023 com a renovação do core IP da marca com tecnologia Nokia para sustentar o crescimento de tráfego e aumentar a robustez da rede. “A K2 Telecom é reconhecida por ser a operadora regional com a maior rede DWDM do Sudeste, além de um backbone 100% coerente em 400 Gbit/s iniciais e 32 canais”, afirma Anderson Heringer, CEO da K2 Telecom. “Com o investimento estratégico na solução de roteamento da Nokia, estamos atendendo com excelência nosso público-alvo, formado por provedores e grandes operadoras”, complementa.

Criada em 2005, a K2 Telecom oferece soluções de rede para médias e grandes empresas. Com foco no atendimento e na entrega de conectividade, a rede de cabos ópticos próprios da K2 Telecom possui, aproximadamente, 5000 km de extensão com cabos e infraestrutura própria e cerca de 20 mil km de fibras em swap iluminadas com sistemas ópticos de última geração. A operadora regional possui cobertura no Estado do Rio de Janeiro, interligando, de ponta a ponta, todos os municípios do estado e uma grande malha óptica nas cidades do Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.

Por meio da parceria com a DPR, a K2 Telecom se modernizou, apostando em uma tecnologia óptica coerente integrada aos roteadores tornando-a mais sustentável e eficiente. Hoje, a K2 Telecom é um centro de mitigação contra ataques DDoS por meio do uso do Nokia Deepfield e dos roteadores 7750 SR-1 para proteger seus clientes, garantindo que permaneçam operacionais mesmo durante ataques massivos. A solução é composta pelos dois elementos, em que o Deepfield detecta e compila, automaticamente, as medidas necessárias para limpeza do tráfego, escrevendo filtros diretamente nos roteadores, processo conhecido como automitigação. Isso é possível devido a técnicas de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina operantes no Nokia Deepfield Secure Genome, base de dados global da Internet onde são categorizados e armazenados  os eventos maliciosos, tornando possível identificar e neutralizar ameaças, em tempo real. Com esta tecnologia Nokia de mitigação de ataques DDoS, os clientes da K2 estão protegidos contra os ataques mais complexos da atualidade, como os do tipo Botnet, sem desvio do tráfego, sem aumento de latência ou sequestro de blocos e outros efeitos adversos. Além disso, eles não precisam investir em equipes de segurança, hardware ou softwares adicionais, pois além de ser um processo totalmente automatizado, a mitigação é feita nos próprios roteadores de borda da rede. Para garantir transparência e controle, a Nokia fornece ao cliente um portal de acesso as informações, permitindo o monitoramento e a compreensão do tráfego de dados em tempo real, além de proporcionar ao cliente meios para implementar filtros de seu interesse na rede da K2”, explica Ricardo CainéLíder de Cibersegurança da Nokia Brasil.

O Deepfield foi implementado na K2 Telecom em abril de 2024. A empresa recebeu 6900 ataques em um período de 30 dias, o que significa um ataque a cada cerca de seis minutos. Destes, 99,84% foram mitigados automaticamente pelo sistema e apenas 11 demandaram intervenção humana.

A infraestrutura implementada pela K2 Telecom, que integra poder computacional por parte dos ativos Nokia com um backbone de trânsito robusto, possibilita o atendimento aos provedores e operadoras que possuem pontos de conexão em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. “Nosso foco principal é mitigar os ataques DDoS sem comprometer a experiência de usabilidade do cliente final”, afirma Welington Correa, diretor comercial da K2 Telecom.

Para Vander Stephanin, vice-presidente da DPR, a parceria reforça ainda mais a missão da empresa com o crescimento do mercado de telecom e a inclusão digital no Brasil. Esta parceria com a K2 Telecom reforça nosso papel de oferecer conectividade de qualidade aos brasileiros e mostra nossa preocupação de sempre disponibilizar no mercado produtos com tecnologia de ponta que possibilitam o aumento de robustez das redes”, finaliza.



Mais Notícias RTI



Vertiv divulga tendências em data centers para 2025

Especialistas antecipam aumento na inovação e integração da indústria para dar suporte à computação de alta densidade.

10/12/2024


Sonda Brasil investe US$ 2 milhões em novo Centro de Operações Integradas

Inovação faz parte da evolução de sua área de Digital Communications, criada a partir da Infovia Digital no Mato Grosso do Sul.

09/12/2024


14ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil debate transformações em tempos de IA e conectividade

Realizado por NIC.br e CGI.br, evento acontece nesta semana em São Paulo.

10/12/2024