O Lactec inaugurou, no dia 18 de setembro, o Laboratório de Interoperabilidade e Conectividade - Multiprotocolos, um centro de excelência dedicado à realização de testes em medidores inteligentes de energia. O laboratório desempenha um papel fundamental para garantir uma comunicação padronizada entre medidores inteligentes de diversos fabricantes.

O novo complexo, localizado em Curitiba, PR, é um ambiente de testes especializado que opera sob as especificações Wi-SUN/FAN - tecnologia de comunicação que conecta dispositivos em redes de campo otimizadas para baixo consumo de energia, alta eficiência e confiabilidade, e PLC/Prime, projetado para transmissão dos dados dos medidores inteligentes através da rede elétrica.

No local, serão realizados ensaios de performance, interoperabilidade e conformidade com as normas NBR 14522 – Intercâmbio de Informações para Sistemas de Medição de Energia Elétrica, o grupo NBR IEC 62056 – Intercâmbio de Dados de Medição de Eletricidade e NBR 16968 – Perfil DLMS/COSEN para Medidores Inteligentes de Energia Elétrica. Esta última foi elaborada em decorrência do projeto de PDI da Neoenergia. “Os medidores inteligentes são submetidos a testes em um ambiente seguro, controlado e livre de interferências externas. Os sinais gerados durante essas análises são monitorados e avaliados utilizando equipamentos e softwares de alta precisão”, explica Leonardo Tavares, um dos responsáveis pelo laboratório e engenheiro eletrônico do Lactec.

O laboratório é fruto de uma colaboração estratégica com a Neoenergia e financiado pelo projeto de PDI ANEEL PD-00047-0086/2019, que visa impulsionar a inovação tecnológica no setor elétrico brasileiro, com foco na expansão das redes elétricas inteligentes.

“A infraestrutura de ponta e a experiência do Lactec tornam o Laboratório de Interoperabilidade e Conectividade um pilar essencial no avanço da aplicação do conceito Smart Grid, reduzindo custos e aumentando a eficiência operacional de empresas do setor de energia, em linha com o movimento de modernização do setor elétrico”, ressalta Maximiliano Andres Orfali, presidente do Lactec.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025