A Algar Telecom, empresa de TI e telecom do grupo Algar, passou a utilizar o Billy, um sistema de hiperautomação que usa tecnologias de IA – Inteligência Artificial Generativa e RPA – Robotização de Processos na gestão do ciclo de receita da empresa. Desenvolvido para conferir faturas dos clientes dos segmentos corporativos e atacado antes de serem emitidas, Billy foi criado para aumentar a satisfação dos clientes e trouxe mais eficiência operacional para a Algar Telecom.
A inteligência, que foi idealizada dentro da própria área que faz a gestão financeira da companhia, faz a leitura dos dados da primeira fatura, ou após alguma alteração de valores, que pode ser uma nova venda, um upgrade ou downgrade, um reajuste contratual ou qualquer solicitação que altere cifras para o usuário. Assim, o Billy irá conferir para garantir que tudo está correto e não trará transtornos que podem ser evitados.
Antes, as faturas eram analisadas de forma manual, o que despendia muito esforço, atenção e tempo de análise. Diante deste cenário, com o apoio da Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação, a Algar Telecom desenvolveu uma solução que combina IA generativa e robotização para fazer o trabalho repetitivo. A resposta veio na forma do Billy, batizado com um nome que remete à sua função principal, billing (cobrança, em tradução para o português). A ferramenta interpreta e corrige dados extraídos de contratos em PDF, garantindo a emissão de faturas 100% precisas.
Implementada em março deste ano, a solução já impactou positivamente os segmentos corporativo e atacado, reduzindo o tempo de análise de faturas em 96%: de 31 minutos para apenas um minuto por fatura. Desde então, ele gerou R$ 2 milhões em ganhos de Opex.
“O Billy superou todas as nossas expectativas”, afirma Zaima Milazzo, vice-presidente de tecnologia, evolução digital, agilidade e inovação da Algar Telecom. “Ele não só está em processo de extinção de emissão de faturas incorretas, como também permitiu otimizar recursos e atua para promover uma experiência aos clientes sem transtornos. Ele se tornou um exemplo concreto de como a automação e a IA podem ser ferramentas poderosas para melhorar processos, reduzir custos e, acima de tudo, oferecer um serviço de excelência”, finaliza a executiva.
Foto: Divulgação
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