A ConectarAGRO formalizou uma parceria com o AgNest, uma iniciativa liderada pela Embrapa. Operando sob o conceito de “Living Lab”, o AgNest proporciona um ambiente dinâmico para a realização de provas de conceito, cocriação e validação de tecnologias agrícolas de maneira integrada e colaborativa. Suas atividades estão estruturadas em oito verticais temáticas, como IA - Inteligência Artificial, IoT - Internet das Coisas e sistemas de produção sustentáveis, todas voltadas para a promoção da agricultura digital no setor.

“A ideia surgiu em 2016, mas a materialização dentro da Embrapa teve início apenas em 2019, com a premissa dos três Cs: cooperação, cocriação e companheirismo. Nesse processo, outros colegas se uniram ao projeto. Durante a validação desse ecossistema único, as empresas do conselho gestor apostaram no modelo de parceria público-privada, no qual a Impactability também acreditou, assumindo o papel de gestora operacional do Agnest. Hoje, a fluidez do processo envolve diferentes atores, como o ConectarAGRO, que compartilha da visão de que uma agricultura multifacetada se sustenta pela inovação”, explica Paula Packer, chefe geral da Embrapa Meio Ambiente e presidente do conselho gestor do AgNest.

A ConectarAGRO, cuja missão é promover a conectividade nas áreas rurais do Brasil, firmou com o AgNest uma série de compromissos focados na inovação e na disseminação de tecnologias no campo. Entre as principais iniciativas previstas, destacam-se a realização de treinamentos, workshops e palestras gratuitas, além da promoção do AgNest como um centro de avaliação tecnológica para soluções de conectividade rural. Em contrapartida, o AgNest se compromete a compartilhar sua expertise em indicadores de conectividade, impulsionando a digitalização no campo e fortalecendo o papel da ConectarAGRO nessa transformação.

“Ao unir a expertise da ConectarAGRO com o know-how tecnológico do AgNest, estamos fortalecendo o ecossistema agrícola e abrindo novas oportunidades para que o agronegócio brasileiro se torne ainda mais competitivo e produtivo, aderindo às ferramentas digitais. Juntos, poderemos acelerar a adoção de soluções tecnológicas, além de capacitar o produtor rural por meio da inclusão digital”, diz Paola Campiello, presidente da ConectarAGRO.

A parceria reforça a importância da conectividade como um habilitador essencial para soluções digitais no agronegócio, além de celebrar a união de esforços em prol da modernização do setor. Essa colaboração entre a ConectarAGRO e o AgNest representa um avanço significativo na construção de um ecossistema agrícola mais tecnológico e sustentável, promovendo inovação e fortalecendo a competitividade do agronegócio brasileiro.



Mais Notícias RTI



Vertiv divulga tendências em data centers para 2025

Especialistas antecipam aumento na inovação e integração da indústria para dar suporte à computação de alta densidade.

10/12/2024


Sonda Brasil investe US$ 2 milhões em novo Centro de Operações Integradas

Inovação faz parte da evolução de sua área de Digital Communications, criada a partir da Infovia Digital no Mato Grosso do Sul.

09/12/2024


14ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil debate transformações em tempos de IA e conectividade

Realizado por NIC.br e CGI.br, evento acontece nesta semana em São Paulo.

10/12/2024