O BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai financiar com R$ 40 milhões, no âmbito do programa BNDES Fust, um projeto da North Telecomunicações, que pretende levar conexão de banda larga à Internet para 20 escolas públicas, que totalizam mais de 2700 alunos, em Minas Gerais. Além disso, a operação contempla a implantação de 270 quilômetros de rede de transporte de alta capacidade em fibra óptica para atender seis municípios em 11 localidades, predominantemente na Região do Vale do Jequitinhonha.
Os investimentos serão divididos em duas iniciativas. A primeira, “Conectividade para Escolas Públicas”, prevê investimentos para a construção de 403 quilômetros de rede de fibra óptica, além de manutenção da conectividade por, no mínimo, 24 meses, que viabilizarão a conexão de 20 escolas públicas localizadas nos municípios de Alvorada de Minas, Angelândia, Conceição do Mato Dentro, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Morro do Pilar, Presidente Juscelino e Serro. A expansão da rede da North Telecom, além de conectar as escolas, também possibilitará a criação de aproximadamente 10 mil novas conexões nos municípios de Minas Gerais, sobretudo, na Região do Vale do Jequitinhonha.
A segunda iniciativa do projeto se refere à rede de transporte de alta capacidade em fibra óptica, que visa investir na construção de aproximadamente 270 quilômetros. A estimativa da North Telecom é que essa expansão de rede viabilize 8 mil novas conexões.
“Temos a meta de levar Internet de qualidade e Wi-Fi aberto para todas as 138 mil escolas de ensino básico do Brasil. Este projeto é mais uma iniciativa que vai ampliar a inclusão digital e dar mais oportunidades para os estudantes”, afirmou Juscelino Filho, ministro das Comunicações.
Mais Notícias RTI
Além da conectividade: redes potenciadas, experiências aprimoradas.
31/03/2025
Solução é indicada para POPs de telecom e data centers.
31/03/2025
Consultoria aumenta as chances de sucesso.
31/03/2025