Para rentabilizar espaços ociosos em seu data center, o Itaú Unibanco oferece desde 2021 soluções de colocation no CTMM - Centro Tecnológico de Mogi Mirim, SP. Inaugurado em março de 2015, o CTMM é um dos maiores data centers do mundo em termos de área construída, com cerca de 815 mil metros quadrados.

“Durante esse período, a instituição testemunhou uma rápida evolução tecnológica nos equipamentos de TI, que agora ocupam menos espaço e consomem menos energia. A modernização dos workloads na nuvem e a manutenção dos data centers como ativos estratégicos foram decisões cruciais, considerando que parte dos workloads ainda operam on premises”, diz Fábio Napoli, diretor de Tecnologia do Itaú Unibanco.

Segundo ele, o investimento no modelo de colocation visa criar um ecossistema integrado que beneficia tanto os parceiros quanto o banco. “Compartilhar a infraestrutura com empresas parceiras que buscam ambientes seguros e regulamentados para seus dados permite ao Itaú rentabilizar espaços ociosos em seu data center”, diz. Além de colocation, o CTMM oferece uma gama de serviços complementares, como hands & eyes, soluções customizadas de infraestrutura e produtos de tecnologia para monitoramento e gerenciamento de redes.

Projetado para garantir continuidade operacional mesmo em situações de falhas ou manutenções, o CTMM conta com rigoroso controle de acesso, monitoramento 24/7 e salas segregadas que asseguram a privacidade e proteção dos dados dos clientes. “O centro possui certificação Tier III e padrões internacionais como ISO 27001 e ISO 27701, reforçando o compromisso do Itaú com a segurança da informação e a qualidade dos serviços prestados. Além disso, o CTMM utiliza 100% de energia renovável e compensa integralmente suas emissões de CO2, demonstrando um forte compromisso com a sustentabilidade”, diz.

Em São Paulo, o Itaú Unibanco foca suas operações exclusivas do banco, como o centro de recuperação de desastres (DR) e pontos de presença para conectividade com clientes, parceiros e outros polos administrativos e de tecnologia. “Estamos sempre em busca de inovações e de expandir nossa oferta de produtos. Nosso data center oferece uma gama de serviços complementares, além do serviço de colocation, para criar um ambiente seguro e eficiente para nossos parceiros”, finaliza Napoli.

Foto: Banco de imagens Canva Pro



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025