A Huawei, em parceria com a ITU - União Internacional de Telecomunicações, realizou em São Paulo, no dia 7 de outubro, o LATAM Fiber Broadband Leaders Summit 2024 em São Paulo. O evento, com o tema “Fibra Digital, Avançando com o Giga na América Latina”, reuniu mais de 300 organizações do setor, incluindo parceiros e operadoras da América Latina e Caribe, para discutir tendências, estratégias e práticas de desenvolvimento de banda larga de fibra.
A Huawei apresentou três novas estratégias de desenvolvimento: transição totalmente óptica, transição Gigabit e transição de cenário para a indústria de banda larga de fibra giga, além de lançar três soluções de fibra digital. Joey Zhou, presidente do Departamento de Vendas de Soluções e Marketing de TIC da Huawei na América Latina, destacou a importância da fibra óptica, que, segundo um relatório da consultoria Omdia, representou mais de 60% da banda larga doméstica na região em 2024.
As operadoras do continente têm aumentado seus investimentos e adotado estratégias totalmente ópticas, impulsionadas pela crescente demanda por home office, e-commerce e transmissões ao vivo. Isso tem levado os usuários a migrar de conexões de 100 Mbit/s para 1 Gbit/s, gerando novo crescimento para as operadoras. Ao mesmo tempo, o uso da banda larga óptica não está mais limitado ao entretenimento doméstico. Há necessidades relacionadas às casas inteligentes e digitalização de pequenas e médias empresas, o que ajudará as operadoras a expandir os negócios para além dos limites da receita de banda larga doméstica.
Joey Zhou observou: “A economia digital da América Latina está em um período de ótimo desenvolvimento, os serviços digitais estão acelerando, trazendo amplas oportunidades para a criação de valor. A Huawei está disposta a trabalhar com governos, reguladores, operadoras e parceiros para impulsionar o desenvolvimento da indústria de banda larga óptica Gigabit da América Latina e construir em conjunto uma América Latina digital.”
Gary Lu, presidente do Departamento de Vendas de Soluções e Marketing de Rede de Operadoras da Huawei, fez um discurso intitulado “ACT3 para abraçar as eras Giga e IA”. No acrônimo ACT, A é para ARPU, C para cobertura de serviço e T para taxa de aceitação. “As três letras da sigla 'ACT' estabelecem a forma que as três transições estratégicas aumentam a base de usuários e a receita do serviço FBB, trazendo qualidade de vida digital para a América Latina”, explicou. Ele afirmou que a construção e o desenvolvimento da fibra na região são rápidos. “A era da banda larga de fibra Gigabit latino-americana chegou”.
Ele também destacou a necessidade de as operadoras aproveitarem as novas oportunidades de negócios na era do Gigabit e da IA. Ele propôs três sugestões de estratégia de desenvolvimento: transição totalmente óptica, transição de Gigabit e transição de cenário. Essas estratégias têm como objetivo acelerar a transição de cabo para fibra, aumentar a velocidade e a qualidade, atender aos requisitos de serviços digitais e de IA, e fornecer serviços diversificados e baseados em cenários. “Ao acelerar as três transições, a Huawei e as operadoras da América Latina iniciarão em conjunto uma nova era de inteligência Gigabit na região, proporcionando experiências de vida digital mais ricas e de maior qualidade aos usuários,” concluiu.
Para ajudar as operadoras a aproveitar melhor as oportunidades de desenvolvimento do Gigabit, a Huawei lançou três inovações em soluções de fibra digital: a DQ ODN (Digital Quick Optical Distribution) para acelerar a aplicação do cabo-a-fibra, a experiência de aplicação de nível FTTH - Fiber to the Home para garantir a expansão de pacotes de Gigabit comerciais, e o Super GPON, expandindo cenários comerciais para pequenas e médias empresas.
Mais Notícias RTI
Especialistas antecipam aumento na inovação e integração da indústria para dar suporte à computação de alta densidade.
10/12/2024
Inovação faz parte da evolução de sua área de Digital Communications, criada a partir da Infovia Digital no Mato Grosso do Sul.
09/12/2024
Realizado por NIC.br e CGI.br, evento acontece nesta semana em São Paulo.
10/12/2024