A Intelbras está consolidando sua presença no mercado de redes enterprise com o lançamento de um portfólio direcionado a data centers, grandes empresas, bancos, hospitais, indústrias e governo. As soluções para esse segmento foram desenvolvidas em parceria com a H3C, uma das principais empresas globais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), sediada na China.

“Estamos há mais de um ano trabalhando em conjunto”, afirmou Amilcar Scheffer, diretor de soluções e produtos da Intelbras, durante o Futurecom 2024, que marcou o retorno da Intelbras ao evento, cuja última participação havia sido em 2019. “Com o lançamento, temos um portfólio com muito mais musculatura para atender projetos de qualquer magnitude”, acrescentou. O novo portfólio se completa com as soluções de segurança, conectividade e energia que a empresa já entregava para o mercado de pequenas empresas.

De acordo com Scheffer, a Intelbras desenvolve os produtos em colaboração com a equipe de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da H3C, adaptando-os às necessidades específicas do mercado brasileiro e fabricando localmente os equipamentos, com os benefícios da produção nacional. “Isso traz um grau de competitividade bastante significativo a esse mercado, pois a parceria vai muito além da relação fornecedor/cliente, abrangendo o desenvolvimento conjunto de produtos e mercado”, afirmou.

Entre os destaques do novo portfólio estão soluções Wi-Fi 7 para grandes densidades, como estádios de futebol e eventos, incluindo versões indoor e outdoor e software de gerenciamento. Uma das principais novidades é o AP 7739, capaz de realizar 1500 conexões simultâneas com alta velocidade, indicado para cenários com elevada concentração de pessoas e onde a continuidade e a velocidade da conexão são essenciais para as operações.

A companhia também apresenta controladoras que suportam até 2000 pontos de acesso, tornando possível o gerenciamento de projetos de redes maiores, como empresas com mais de um escritório, grupos hospitalares e redes de agências bancárias, entre outros cenários críticos.

Outra novidade são os switches de acesso e distribuição multigiga com empilhamento virtual de até nove equipamentos, além de opções para soluções mais complexas, com portas de 100 GB de uplink. “Passamos a fazer parte do rol dos grandes projetos de integradores e marcas renomadas de TI para fazer uma oferta também consolidada, inclusive complementando, com a questão da segurança eletrônica. Já participávamos de alguns projetos de segurança de alta criticidade, mas agora podemos entregar a solução completa em turnkey,” afirmou Scheffer. No ano que vem, a empresa lançará roteadores de grande porte.

Além das soluções de ativos com o parceiro chinês, a Intelbras conta com um portfólio de produtos periféricos para o mercado de data centers, como racks, cabeamento estruturado e sistemas de energia (UPS). “Com isso, a empresa se posiciona cada vez mais no mercado brasileiro como uma opção nacional para atender à demanda de data centers e TI em 360 graus”, disse o diretor.
Segundo ele, a iniciativa de entrar no mercado de projetos de redes enterprise coloca a Intelbras em uma posição única no mercado, pois traz um incremento no portfólio com soluções de alto valor agregado. “Além de ser uma fabricante nacional presente em 98% dos municípios brasileiros com potencial de consumo de tecnologia, a companhia é capaz de oferecer suporte técnico por meio de um relacionamento estreito com integradores e clientes”.

O Programa de Canais da Intelbras, que completou 10 anos de atuação, também está focado no mercado de redes enterprise. Ele oferece suporte completo aos integradores desde a fase conceitual dos projetos, proporcionando segurança e rentabilidade para os parceiros por meio de compromissos e diversos benefícios que apoiam diretamente nos resultados dos negócios.

Focando nos integradores de TI, a Intelbras está desenvolvendo um novo ecossistema, com processos bem definidos de gestão de registros de oportunidade para cenários de alta complexidade. Além disso, a companhia conta com um programa de certificação e cursos técnicos desenvolvido pela Academia do Conhecimento ITEC. No total, já foram disponibilizadas seis certificações especificadas para o segmento de redes enterprise, bem como treinamentos semanais oferecidos aos integradores. Somente em 2023, a Intelbras investiu mais de R$ 17 milhões em capacitações profissionais, beneficiando 59.611 pessoas em todo o Brasil, com 783 mil horas de conteúdo.



Mais Notícias RTI



Vertiv divulga tendências em data centers para 2025

Especialistas antecipam aumento na inovação e integração da indústria para dar suporte à computação de alta densidade.

10/12/2024


Sonda Brasil investe US$ 2 milhões em novo Centro de Operações Integradas

Inovação faz parte da evolução de sua área de Digital Communications, criada a partir da Infovia Digital no Mato Grosso do Sul.

09/12/2024


14ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil debate transformações em tempos de IA e conectividade

Realizado por NIC.br e CGI.br, evento acontece nesta semana em São Paulo.

10/12/2024