A ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e a Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações celebraram no dia 12 de novembro os projetos vencedores do Prêmio ABDI e Anatel de Redes Privativas 2024. Os melhores casos de uso de redes privativas sem fio no Brasil nas categorias Agro; Indústria; Utilities/Mineração, Óleo e Gás; e Outros (Saúde, Educação, Pesquisa e Logística) – 12, no total – receberam troféus em cerimônia realizada na sede da Anatel, em Brasília, DF.
As redes privativas podem ser definidas como redes de telecomunicação para implementação de soluções específicas, associadas ao serviço limitado privado, para operação em faixas de frequências cujas condições de uso derivam de padrões internacionais que permitem aplicações ponto-multiponto e ponto-área diversificadas. Essas redes são utilizadas por setores como o industrial, de utilities, agropecuário, de negócios, óleo e gás e em outras aplicações privadas cujos requisitos podem divergir daqueles ofertados pelas redes de telecomunicações comerciais.
Na abertura da cerimônia, chefe de gabinete da ABDI, Leandro Cerqueira enfatizou a importância das redes privativas para a transformação digital do setor produtivo. “Não é possível pensar a indústria brasileira fazendo saltos maiores sem um ambiente de conectividade apropriado que permita que o Brasil possa disputar a competição tão acirrada em nível global como nós temos hoje, no mundo, onde a tecnologia, cada vez mais, é um fator determinante para o sucesso da indústria.”
O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, celebrou a parceria com a ABDI ao destacar a necessidade de se aproximar as atividades finalísticas da indústria e as empresas de telecomunicações – as primeiras, muitas vezes desconhecedoras das tecnologias disponíveis; as segundas, dos desafios enfrentados nos parques de produção. “A ideia dessa premiação foi tentar reduzir essa distância e demonstrar para todas as diferentes áreas, o agro, a indústria, o óleo e gás, a logística, por meio de bons projetos, por meio de boas iniciativas, todo o potencial que a tecnologia pode trazer”, apontou.
As 26 iniciativas inscritas no Prêmio foram avaliadas de acordo com critérios definidos nas diretrizes do concurso por uma comissão formada por servidores da Anatel e representantes da ABDI. A parceria entre as duas agências coletou informações dos serviços utilizados pelos projetos para mensurar o impacto que as redes de telecomunicação voltadas a soluções específicas têm em seus negócios do setor produtivo nacional. Ao avaliar os casos de usos do espectro em redes privativas, o Prêmio ABDI Anatel teve por objetivo estimular esse tipo de investimento e divulgar os resultados alcançados por eles com o uso de redes como 5G, 4G e WiFi 6.
Os 12 sistemas mais bem avaliados pelo Prêmio, cujos representantes receberam, cada um, o Troféu de Conectividade em Redes Privativas, são:
I. Rede Privativa – Agro
Nova Era da Conectividade no Brasil: Rede Privativa instalada pela ISPS do Brasil com tecnologia 4G. A iniciativa conta com parcerias estratégicas entre a Tá Telecom, provedores regionais e autoridades locais, além de fornecedores e integradores como IXCSoft, Baicells e Telesys.
Fazenda Conectada Agromobility: Rede Privativa da Agromobility tecnologia Ltda. com tecnologias 4G, Wi-Fi e LoRaWAN.
Conecta Matsutti: Rede Privativa da Datoria/Arqia com tecnologia 4G.
II. Rede Privativa – Indústria
Rede Privativa 5G – Indústria 4.0: Rede Privativa da Nestlé com tecnologia 5G.
Rede 5G Bio Manguinhos: Rede Privativa da Bio-Manguinhos/Fiocruz, com tecnologia 5G.
5G5M – Conectividade em 5 minutos: Rede Privativa instalada no Senai-SP com tecnologia 5G.
III. Rede Privativa – Utilities / Mineração / Óleo e Gás
Ferbasa Private LTE: Rede Privativa da empresa COM3 com tecnologia 4G.
LTE em 250 MHz em São Leopoldo: Rede Privativa da CPFL Energia com tecnologia 4G.
Comunicação Móvel em Planta Industrial: Rede Privativa instalada na Hughes do Brasil com tecnologia 4G.
IV. Rede Privativa – Outros (Saúde, Educação, Pesquisa, Logística)
Porto de Suape – Controle do Pátio de Veículos: Rede Privativa da Claro/Embratel com tecnologia 5G.
Controle de Câmeras Robóticas BBB23: Rede Privativa da Globo com tecnologia 5G.
Rede Privativa de Gamificação para Ecoturismo: Rede Privativa da IndulgeMe com tecnologia 4G.
Mais Notícias RTI
Solução reduz custos e aumenta eficiência em data centers.
18/11/2024
Os estudantes que obtiverem as 30 melhores notas ganham o curso de Inteligência Artificial Sem Mistérios.
18/11/2024
Aliança simplificará migrações para a nuvem e oferecerá acesso aos serviços da AWS aos clientes on premises.
18/11/2024