O mercado de provedores de Internet continua em destaque no Brasil.
Segundo um levantamento recente realizado pela Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, até setembro de 2023, havia 47,9 milhões de assinaturas de Internet fixa no Brasil, uma alta de 8,4% em relação ao mesmo período de 2022. Em números absolutos, houve adição de cerca de 3,9 milhões de clientes – em setembro de 2022, eram 44,1 milhões de acessos.
Importante mercado comprador de equipamentos, sistemas e outros insumos, o provedor regional está cada vez mais na mira da maioria dos fornecedores. Por isso, conhecer as marcas líderes no mercado e as que vêm crescendo é fundamental para as empresas que atuam no setor traçar suas estratégias de vendas, expansão e campanhas de marketing.
Para mapear as marcas mais usadas pelos provedores para a construção, operação e manutenção de suas redes e garantir o bom atendimento a assinantes, a revista RTI realiza anualmente um levantamento inédito no mercado: a Pesquisa Marcas de Destaque nos Provedores, agora em sua sétima edição.
Levantamento exclusivo para provedores de Internet, o objetivo não é saber a opinião, mas realmente o que é usado pelas empresas.
Para colher a informação, foram selecionados, do cadastro de RTI, 4395 provedores de Internet. Eles receberam um e-mail que explicava os objetivos da pesquisa com um convite a preencher o questionário. Basicamente, o questionário trazia a pergunta: “Da relação dos produtos abaixo, quais marcas você utiliza?” A lista trazia 26 produtos e equipamentos, os mais usados na operação de um provedor. Para cada item, reservou-se no questionário um espaço para que o consultado escrevesse o nome da marca usada. 164 provedores participaram da pesquisa neste ano.
Os resultados do Prêmio Marcas de Destaque nos Provedores 2023 são apresentados aqui. Cada item traz o seu universo, isto é, o número de empresas, dentre as que informaram a marca usada sobre aquele item – os consultados foram orientados a só se manifestarem sobre os produtos realmente usados em suas instalações. Os volumes de indicações recebidas por cada marca são dados em porcentagens dos respectivos universos.
Há tabelas em que a soma dos percentuais atribuídos a cada marca é maior que 100%. Isso acontece porque, como a pesquisa não dirige nem limita a resposta dos consultados, alguns deles usam mais de uma marca para um mesmo produto. Nessas situações, todas as marcas são consideradas. Por outro lado, nem todas as marcas indicadas estão presentes nas tabelas. Por razões de espaço, adotou-se o critério de excluir da apresentação as que não obtiveram no mínimo 2% das indicações do universo respectivo. Portanto, em algumas tabelas a soma dos percentuais de todas as marcas listadas é menor do que 100%.
Vale ressaltar que, em todos os casos, os percentuais de indicações são somados e todas as diferentes denominações são relacionadas – inclusive com o cuidado de fazer constar, em primeiro lugar, o nome que recebeu mais indicações, seguido do segundo mais indicado e assim por diante.
É considerado empate quando a diferença entre as primeiras colocadas é igual ou inferior a 3%. Nesses casos, as marcas ganhadoras são identificadas nas tabelas com bold e logotipo do Prêmio.
O levantamento traz ainda os resultados do ano anterior das marcas citadas, permitindo que o leitor avalie a evolução e se ela ganhou ou cedeu terreno junto aos provedores.
Por fim, na página ...há uma lista dos números de telefone dos fornecedores (fabricantes e/ou importadores) das marcas listadas em todas as tabelas de produtos.