Os provedores de Internet são responsáveis pelo processo de aceleração digital do país, levando conectividade à população nos municípios, zonas rurais e comunidades afastadas dos centros urbanos. Dada sua importância para o mercado, a revista RTI realiza desde 2017 uma pesquisa anual para conhecer as marcas mais usadas por essas empresas, em diversas categorias de produtos. Veja os ganhadores deste ano.


Origem geográfica das respostas

O mercado de provedores de Internet no Brasil tem se mostrado dinâmico e em constante crescimento. Segundo o último levantamento divulgado pela Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, até setembro de 2024 havia 50,839 milhões de assinaturas de Internet fixa no Brasil, representando um aumento de 2,2 milhões de novos contratos ao longo do ano.

Desse total, 28 milhões de conexões pertencem aos provedores de Internet, responsáveis por 55% da base nacional de banda larga fixa, enquanto as grandes operadoras contam com 22,7 milhões de acessos (45%).

Vender produtos e serviços para o provedor regional está no radar dos fornecedores, brasileiros e estrangeiros, devido à sua importância como mercado comprador de equipamentos, sistemas e outros insumos.

Por isso, conhecer as marcas líderes no mercado e as que estão em crescimento é essencial para as empresas que atuam no setor. Com informações atuais e confiáveis, as empresas podem traçar estratégias de vendas, expansão e campanhas de marketing personalizadas.

Para mapear as marcas mais usadas pelos provedores na construção, operação e manutenção de suas redes e garantir o bom atendimento aos assinantes e a qualidade dos serviços prestados, a revista RTI realiza anualmente uma pesquisa exclusiva no mercado: a Pesquisa Marcas de Destaque nos Provedores, agora em sua oitava edição. Essa pesquisa é exclusiva para essas empresas e tem como objetivo identificar o que realmente é utilizado no seu dia a dia, ao invés de apenas levantar opiniões.

Para colher a informação, foram selecionados, do cadastro de RTI, o universo de provedores de Internet. Eles receberam um e-mail que explicava os objetivos da pesquisa com um convite a preencher o questionário. Basicamente, o questionário trazia a pergunta: “Da relação dos produtos abaixo, quais marcas você utiliza? A lista trazia 26 produtos e equipamentos, os mais usados na operação de um provedor. Para cada item, reservou-se no questionário um espaço para que o consultado escrevesse o nome da marca usada. 108 provedores participaram da pesquisa neste ano.

Resultados

Os resultados do Prêmio Marcas de Destaque nos Provedores 2024 são apresentados aqui.. Cada item traz o seu universo, isto é, o número de empresas, dentre as que informaram a marca usada sobre aquele item – os consultados foram orientados a só se manifestarem sobre os produtos realmente usados em suas instalações. As respostas são espontâneas, sem nenhum tipo de direcionamento.

Os volumes de indicações recebidas por cada marca são dados em porcentagens dos respectivos universos. Há tabelas em que a soma dos percentuais atribuídos a cada marca é maior que 100%. Isso acontece porque, como a pesquisa não dirige nem limita a resposta dos consultados, alguns deles usam mais de uma marca para um mesmo produto. Nessas situações, todas as marcas são consideradas. Por outro lado, nem todas as marcas indicadas estão presentes nas tabelas. Por razões de espaço, adotou-se o critério de excluir da apresentação as que não obtiveram no mínimo 2% das indicações do universo respectivo. Portanto, em algumas tabelas a soma dos percentuais de todas as marcas listadas é menor do que 100%.

Vale ressaltar que, em todos os casos, os percentuais de indicações são somados e todas as diferentes denominações são relacionadas – inclusive com o cuidado de fazer constar, em primeiro lugar, o nome que recebeu mais indicações, seguido do segundo mais indicado e assim por diante.

É considerado empate quando a diferença entre as primeiras colocadas é igual ou inferior a 3%. Nesses casos, as marcas ganhadoras são identificadas nas tabelas com bold e logotipo do Prêmio.

O levantamento traz ainda os resultados do ano anterior das marcas citadas, permitindo que o leitor avalie a evolução e se ela ganhou ou cedeu terreno junto aos provedores.

A lista dos números de telefone dos fornecedores (fabricantes e/ou importadores) das marcas listadas em todas as tabelas de produtos pode ser encontrada aqui.