Natal Pasqualetti Neto*
Nas prensas mecânicas voltadas para o repuxo é utilizado um mecanismo articulado a fim de mudar a curva do movimento do martelo. A servoprensa, através do controle dos motores, permite programar a curva do movimento do martelo de infinitas maneiras.
Dessa forma surge a questão: o que acontecerá com o mecanismo articulado?
Condições para o repuxo
Na estampagem de metais a operação de repuxo é a mais complexa, pois ocorre uma mudança da forma da peça pelo escoamento do metal na ferramenta. Para isso os principais requisitos são:
Dispositivo de repuxo (prendedor de chapa), que consumirá parte da força e energia da prensa;
Velocidade baixa durante o repuxo devido à velocidade de escoamento do metal a ser repuxado;
Alta energia.
Prensa mecânica convencional
Um exemplo de situação muito comum é o uso de mecanismo articulado na primeira prensa de uma linha, utilizada em montadoras. A primeira prensa faz a operação de repuxo e as demais fazem operações mais simples.
Na prensa excêntrica a curva de velocidade do martelo é uma curva seno-cosseno.
Na prensa com mecanismo articulado a curva é alterada de forma que:
A prensa desce rápido, para a redução do tempo morto;
Próximo ao PMI (Ponto Morto Inferior), reduz a velocidade e fecha a ferramenta lentamente, para realizar a operação de repuxo;
Após o PMI, retorna rápido para o PMS (Ponto Morto Superior), para a redução do tempo morto.
Servoprensa
A servoprensa possui controle total do movimento do martelo. Dessa forma, é só programar o movimento do martelo de forma similar ao que é feito pelo mecanismo articulado, e até com melhorias.
Portanto, a servoprensa é capaz de executar as operações de repuxo da primeira prensa de uma linha de produção sem a necessidade de usar um mecanismo articulado.
Esta curva, necessária para a realização da operação de repuxo, é obtida a partir de acelerações e desacelerações do torquemotor*. Isso resulta em consumo de energia.
Lembrando aqui algumas vantagens proporcionadas pela servoprensa em relação à prensa mecânica convencional:
O movimento do martelo pode ser programado das mais variadas formas, inclusive a parada embaixo com pressão (recalque). Outro ponto interessante é que não há necessidade de completar o ciclo do mecanismo, pois ele pode ser programado para o movimento em pêndulo, ou seja, o martelo para durante o curso de subida e volta para trás;
Velocidade regulável, inclusive durante o ciclo da prensa;
É permitido fazer peças na modalidade “Ajuste”, que é muito útil no ajuste de ferramentas.
Sistema híbrido de servoprensa com mecanismo articulado
Vamos considerar aqui que a aplicação da prensa é atendida pelo mecanismo articulado e que apenas estamos substituindo o conjunto motor/embreagem/volante por um torquemotor.
Neste caso, o controle do movimento do martelo está sendo realizado pelo mecanismo articulado e o torquemotor irá trabalhar em velocidade constante. Portanto, haverá uma maior economia de energia, pois o torquemotor não necessita acelerar e desacelerar todo o tempo e com isso temos também uma maior vida útil do sistema.
Vantagens proporcionadas pelo sistema híbrido:
Movimento do martelo feito através do mecanismo articulado, com economia de energia e poupando o torquemotor;
Mais energia disponível para o repuxo do que um sistema por volante;
Energia disponível mesmo em baixa velocidade, permitindo se fazer peças no modo “ajuste”, facilitando os serviços dos ferramenteiros e preparadores de máquina.
Como podemos ver, o acionamento articulado não está morto. Dependendo da aplicação, ele pode trazer uma série de benefícios.
*Torquemotor - Motor elétrico de alto torque utilizado em servoprensas.
Natal Pasqualetti Neto é engenheiro mecânico pós-graduado em Automação Industrial pelo Centro Universitário FEI (São Bernardo do Campo, SP). Sócio Proprietário da NATAL Treinamento e Consultoria – www.natal.eng.br.
Mais Notícias CCM
Mais informações sobre detalhes importantes a serem considerados em projetos de prensas para estampagem, como o cálculo da energia necessária para a operação da máquina.
20/01/2025
Saiba mais detalhes importantes do projeto de prensas para estampagem, além de considerações que envolvem cálculo de torque e aplicação de força.
02/12/2024
Saiba detalhes importantes do projeto de prensas para estampagem, além de considerações sobre a fabricação de peças e terceirização de serviços.
01/11/2024