Natal Pasqualetti Neto*
Muitas pessoas têm curiosidade em saber como é o projeto de uma prensa para estampagem e, portanto, resolvi fornecer informações a respeito deste tema. Assim, vou iniciar pela prensa hidráulica.
A primeira fase de um projeto é fazer um levantamento junto ao usuário da prensa, buscando informações sobre:
quais peças serão estampadas, ou seja, quais ferramentas serão utilizadas na prensa;
como será feita a colocação, retirada e movimentação das peças;
qual a produção desejada.
Com base nesses dados, iremos obter a Força, Energia, Curso, Velocidade e Dimensões Básicas da prensa.
O fabricante de posse desses dados vai procurar uma prensa já existente que apresenta as características mais próximas possíveis. Caso a prensa existente não atenda às necessidades do cliente, será feita uma adequação baseada em algum projeto realizado ou, em último caso, será feito um projeto novo.
Definição do cilindro hidráulico
Conforme a demanda do cliente, a prensa pode ter um ou mais cilindros hidráulicos. Vamos considerar que uma máquina que tenha um cilindro hidráulico atende aos requisitos da aplicação para a qual ela será destinada.
O próximo passo é definir a pressão de trabalho da prensa. Normalmente, os componentes hidráulicos disponíveis no mercado suportam trabalhar com pressões ao redor de 300 bar e, portanto, na maioria das prensas hidráulicas é comum trabalhar com pressão entre 250 e 300 bar.
Adotando a pressão de trabalho, e com os dados da força obtidos a partir das informações do usuário, podemos calcular a área do cilindro e consequentemente o seu diâmetro. A partir do diâmetro e do curso será projetado o cilindro hidráulico da prensa.
Definição da vazão
Para a realização da produção desejada, vamos definir as velocidades de trabalho do martelo – descida rápida, prensagem e retorno. Essas velocidades dependem do enchimento do cilindro hidráulico e são proporcionais à vazão.
Uma vez definida a vazão, será também definido o diâmetro da tubulação. A velocidade para a passagem do fluído hidráulico dentro da tubulação é limitada. O fluido hidráulico tem de passar livre, sem estrangulamento.
Uma vez definidas a pressão e a vazão é feito o cálculo da potência requerida pelo sistema.
Unidade hidráulica e circuito hidráulico
O desenvolvimento do projeto da unidade hidráulica e do circuito hidráulico, que constituem a parte mais complexa, pode ser deixado a cargo de alguma empresa especializada em hidráulica. Hoje em dia é muito comum terceirizar essa parte, total ou parcialmente.
Com relação ao circuito hidráulico, em especial, tem que ser levada em consideração a norma de segurança para prensa hidráulica, a fim de evitar a ocorrência de acidentes e, inclusive, até a ruptura do sistema, que pode ser causada por altas pressões.
*Natal Pasqualetti Neto é engenheiro mecânico pós-graduado em Automação Industrial pelo Centro Universitário FEI (São Bernardo do Campo, SP). Sócio Proprietário da NATAL Treinamento e Consultoria – www.natal.eng.br.
Mais Notícias CCM
Saiba como evitar o rompimento de cabos de aço usados em prensas e conheça as características de outros itens, como cabos elétricos e mangueiras.
21/10/2024
Conheça fatores que influenciam o corte de chapas submetidas à estampagem em prensas, incluindo cálculos da força do punção e da área da peça a ser fabricada.
08/10/2024
Última parte da tradução para o português de termos técnicos em inglês usados no dia a dia de empresas que fazem estampagem de chapas metálicas.
23/09/2024