Natal Pasqualetti Neto*
A prensa mecânica, apesar do nome, possui uma série de sistemas pneumáticos e hidráulicos.
Pneumática
A pneumática é uma ciência que trata do comportamento dos gases. Como o nosso assunto é prensa, vamos restringir o assunto ao “ar” e ao “nitrogênio”.
Para o fornecimento de ar comprimido, nas instalações do usuário da prensa, normalmente existe um sistema de compressores que comprime o ar atmosférico em um tanque de ar, que, por meio de uma rede de tubulações, distribui o ar para todo o prédio.
Se existir algum sistema pneumático na prensa que utilize alta pressão, é necessária a instalação de um amplificador de pressão (booster) ou sistema compressor de alta pressão. No caso do nitrogênio, ele é utilizado nos acumuladores de pressão dos sistemas hidráulicos. Quando se faz necessário, é feito o enchimento do acumulador utilizando um cilindro de nitrogênio.
Durante a instalação da prensa é feita a conexão com um ponto de alimentação de ar do prédio.
IMPORTANTE
O ponto de alimentação tem que ter pressão e vazão compatíveis com a prensa. Em geral, os sistemas pneumáticos de uma prensa requerem uma pressão de alimentação em torno de 6 bar;
A qualidade do ar fornecido tem que obedecer às especificações técnicas da prensa, que, normalmente, são: impurezas < 20 μm; umidade relativa < 90%;
Caso não exista, é necessário instalar uma válvula de fechamento na tubulação de alimentação de ar para a prensa, a fim de permitir o fechamento da alimentação de ar para quando for necessário executar algum serviço.
Na prensa, a alimentação do ar comprimido vai para um painel pneumático que tem a função de tratar, regular e distribuir o ar para os diversos sistemas pneumáticos da prensa.
O painel pneumático geralmente se encontra na coluna da máquina ou no porão.
Alguns sistemas da prensa que requerem ar comprimido
Freio/embreagem pneumático;
Freio/embreagem de acionamento pneumático em banho de óleo;
Freio do volante;
Compensador de peso do martelo;
Extrator pneumático no martelo;
Proteção hidráulica contra sobrecarga no martelo, com sistema hidropneumático;
Garras de fixação da ferramenta no martelo, com bomba hidropneumática;
Dispositivo de repuxo pneumático na mesa.
Hidráulica
A hidráulica é a ciência que estuda o comportamento dos fluidos não compressíveis. No caso da prensa, vamos restringir o assunto ao “óleo” e à “água”.
Na hidráulica, devido à perda de carga, não é possível ter uma central de distribuição de pressão de óleo afastada do sistema hidráulico a ser alimentado. Além disso, em uma prensa podemos ter vários tipos de óleos.
Devido a isso, cada sistema hidráulico costuma ter a sua própria unidade hidráulica. No caso do circuito hidráulico de água, ele é utilizado para o resfriamento do óleo nas unidades hidráulicas.
Alguns sistemas na prensa que requerem pressão hidráulica
Freio/embreagem hidráulicos;
Freio/embreagem de acionamento pneumático em banho de óleo;
Sistema de lubrificação;
Proteção hidráulica contra sobrecarga no martelo;
Garras de fixação no martelo;
Sistema de levantamento da mesa móvel;
Garras de fixação da mesa móvel;
Dispositivo de repuxo pneumático com amortecimento hidráulico;
Dispositivo de repuxo hidráulico na mesa.
*Natal Pasqualetti Neto é engenheiro mecânico pós-graduado em Automação Industrial pelo Centro Universitário FEI (São Bernardo do Campo, SP). Sócio Proprietário da NATAL Treinamento e Consultoria – www.natal.eng.br.
Mais Notícias CCM
Saiba mais detalhes importantes do projeto de prensas para estampagem, além de considerações que envolvem cálculo de torque e aplicação de força.
02/12/2024
Saiba detalhes importantes do projeto de prensas para estampagem, além de considerações sobre a fabricação de peças e terceirização de serviços.
01/11/2024
Saiba como evitar o rompimento de cabos de aço usados em prensas e conheça as características de outros itens, como cabos elétricos e mangueiras.
21/10/2024