Um novo ano chegou e a exemplo das ondas de calor intenso pelo País, o clima no setor industrial também deverá esquentar. Com o recente anúncio da nova política voltada para o setor pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), envolvendo um programa de financiamento da ordem de R$ 300 bilhões, é de se esperar algum impulso à modernização dos parques fabris movida também pela necessidade de segurança produtiva. Esta variável, surgida no pós-pandemia e agravada pelo atual cenário de guerras regionais, comprometeu o acesso a insumos e componentes fundamentais para alguns setores produtivos. Assim, qualquer país que tencione hoje ter um grau mínimo de desenvolvimento deve ter no horizonte o fortalecimento da sua indústria.
Somam-se a este fator as necessidades que surgem das agendas de descarbonização, as quais exigem também uma nova visão das atividades industriais, e teremos um meio ambiente propício à adoção de novas tecnologias e ao desenvolvimento sustentável da indústria.
Neste cenário, a revista Plástico Industrial tem uma agenda propositiva para 2024, com o apoio e a participação em eventos que estão se consagrando como referências no debate sobre sustentabilidade e inovação na indústria de plásticos, assim como uma pauta de artigos e guias bastante completa, que trará informações apuradas cuidadosamente junto ao mercado. A pauta completa pode ser vista aqui.
Na nova edição digital e impressa já podem ser conferidos os guias da oferta de cinco tipos de produtos indispensáveis às atividades da indústria de plásticos, além de artigos voltados para a produção alinhada com a sustentabilidade e seções com o conteúdo que o nosso leitor já está habituado a ver na versão impressa e também receber via newsletter.
Neste momento de retomada de investimentos, será fundamental que a indústria disponha também de conhecimento acessível para implementar as mudanças que a tornarão mais produtiva e alinhada com as atuais necessidades e expectativas do mercado.
Um bom ano e boa leitura!
Hellen Souza
hellen.souza@arandaeditora.com.br
Mais Notícias CCM
A queda da produtividade da indústria pode estar associada ao investimento insuficiente em maquinário, mas o diálogo com instituições de pesquisa também é um caminho para recuperá-la.
10/11/2023
Atual momento é delicado para o setor de reciclagem de resinas, mas o fato de ser um importante elo do conceito de economia circular pode ser a chave para que ele emerja fortalecido da crise.
11/08/2023
Levantamento anual para a preparação do guia de transformadores por injeção apontou evolução do uso de robôs, manufatura aditiva e tecnologias digitais.
26/06/2023