A Evident (EUA), anteriormente conhecida como Olympus Scientific Solutions, desenvolveu uma série de analisadores portáteis denominada Vanta Element, que fornecem informações sobre elementos de liga presentes em metais de forma instantânea e conectada em nuvem.

 

Os aparelhos operam por fluorescência de raios-X (XRF), técnica usada para fins de identificação e classificação de materiais metálicos. Os modelos disponíveis fornecem análises elementares, incluindo a detecção de elementos leves com traços de magnésio (Mg), alumínio (Al), silício (Si), enxofre (S) e fósforo (P). A finalidade das análises pode ser a identificação de amostras de material, conferência de lotes e também a classificação de sucata metálica.

 

Recursos de conectividade e gerenciamento de dados permitem que as informações geradas pelas análises sejam usadas na avaliação de processos e em sistemas de controle da qualidade. Os aparelhos possuem classificação IP54 de proteção contra poeira e umidade, são testados para suportarem quedas sem necessidade de muitos reparos e estão certificados para a realização de testes contínuos sob temperaturas de -10ºC a 45ºC.

 

Informações sobre os medidores podem ser obtidas aqui.

 

 

________________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________


 

Imagem: Evident

 

 

Leia também:

 

Glorystar lança novo centro de dobra

 

Limpador para metais amarelos tem versão à base de água

 



Mais Notícias CCM



SKA desenvolve célula de manufatura para laboratório de produção da Unicamp

Uma parceria entre a fornecedora de software para produção SKA e a Universidade Estadual de Campinas resultou na instalação de uma célula de manufatura para execução de atividades educacionais da Faculdade de Engenharia Mecânica.

26/08/2024


Inteligência artificial em máquinas a laser

Trumpf e SiMa.ai anunciaram o início de uma parceria estratégica para desenvolver sistemas a laser com inteligência artificial.

09/08/2024


Conformação rotativa pode tornar viáveis as células a combustível

O Instituto Fraunhofer de Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU) anunciou o desenvolvimento de um sistema rotativo para estampagem das finíssimas chapas metálicas usadas na montagem de placas bipolares que compõem as células a combustível. A novidade poderá reduzir os custos de produção dessas células, com impacto no mercado da mobilidade elétrica, tendo em vista que elas substituem as baterias.

15/07/2024