Por Marcelo Camargo*

 

A aquisição de uma linha automática de pintura eletrostática a pó é uma decisão estratégica que pode trazer inúmeros benefícios para as empresas.

Marcelo Camargo, da Cetec, empresa especializada na fabricação de equipamentos para pintura industrial fundada em 1993, comentou que essa transição se torna vantajosa quando a área a ser pintada manualmente e o tempo necessário para a conclusão da pintura ultrapassa 1 metro quadrado por minuto.

 

Linha automática de pintura a pó da Cetec. Imagem: Cetec

 

“Se a linha de produtos a serem pintados possui geometria simples e cores reduzidas, a automação pode ser implementada rapidamente, trazendo eficiência e economia significativas”, Marcelo exemplificou.

 

Uma linha manual típica necessita de três a quatro pessoas: uma pendurando a peça, uma pintando, uma levando e trazendo peças, e uma retirando peças da estufa e desmontando a gancheira. Em contraste, uma linha automática pode operar com apenas duas pessoas – uma pendurando e outra retirando –, otimizando significativamente os custos operacionais.

 

Marcelo Camargo, da Cetec. Imagem: Cetec

 

“Se considerarmos uma empresa que gasta R$ 120 mil por mês em pintura, o investimento em uma linha automática de R$ 900 mil é recuperado em aproximadamente oito meses”, disse Camargo. O cálculo do retorno do investimento leva em conta a economia com mão de obra e a maior eficiência do processo.

 

A automação proporciona outros benefícios importantes. Por exemplo, garante a uniformidade de camada, assegurando uma qualidade consistente em todas as peças. Além disso, reduz o desperdício de insumos, otimiza o consumo de tinta e acelera o processo de pintura, aumentando a produtividade.


 

Em paralelo, a recuperação automática da tinta minimiza perdas e maximiza o uso de recursos, tornando o processo mais sustentável. “A automação estabelece um ritmo acelerado de produção, seguindo o princípio de Henry Ford,” comentou Marcelo.

 

Os equipamentos da Cetec, com fábrica em Jundiaí (SP), que consistem em robôs, reservatórios para alimentação de pó, sistemas de controle eletrostático e pistolas para pulverização, entre outros, são projetados para tornar a linha de produção mais eficiente e econômica a longo prazo – na América do Sul há mais de 450 linhas automatizadas de pintura em operação com equipamentos fornecidos pela empresa.

 

“São soluções ideais para diversos setores como de transporte, construção civil, agrícola, linha branca, moveleira, fitness e lazer”, concluiu Camargo.


*Marcelo Camargo é diretor da Cetec.



Mais Notícias CCM



Aços inoxidáveis e a cultura de proteção

Exemplos de como o uso de aço inox pode contribuir para a redução de gastos com prevenção à corrosão de metais.

26/08/2024


Locação ou compra de máquinas. Qual estratégia é mais eficiente?

Comentários sobre os benefícios proporcionados pelo aluguel e pela compra de máquinas industriais, e também a respeito dos atuais desafios da cadeia produtiva que podem ser considerados na tomada de decisão.

08/08/2024


Lecar não vai mais produzir automóveis elétricos. Agora, só híbridos.

Empresa brasileira vai redirecionar esforços antes dedicados à fabricação de carros elétricos para o desenvolvimento de veículos híbridos flex, com sistema de tração elétrico.

01/07/2024