Depois de criar um departamento exclusivo para fazer a gestão dos seus postes com as operadoras de telecomunicações, e adotar política para resolver problemas e usos irregulares, a distribuidora paranaense Copel anunciou ter conseguido reduzir em 2,1% a tarifa de energia no estado.

O abatimento foi possível graças às novas remunerações conseguidas, após as ações, de operadoras de telefonia e de dados. Do valor arrecadado, 60% são destinados à modicidade tarifária, um abatimento direto no valor da tarifa, patamar definido pela Aneel.

Segundo comunicado da Copel, os contratos de compartilhamento também passaram a custear a gestão das estruturas e viabilizaram um amplo plano de ações para regularizar os cabos de telefonia em todo o Paraná. Somente em 2024, até agora, as equipes da Copel retiraram 1.473 quilômetros de cabos de telefonia irregulares nos municípios paranaenses, com peso de cerca de 120 toneladas.

Paralelamente, a companhia emitiu 7.619 notificações às empresas de telecomunicações para que regularizassem suas fiações. Em 2023, foram retirados 2.786 km de cabos e emitidas 9.595 notificações.

O departamento de compartilhamento de estruturas atua em contato com as operadoras de telefonia e dados, prefeituras municipais e demais instituições interessadas, como o Procon. Além do contato com as empresas responsáveis pelos cabos, a área conta com equipes próprias, que regularizam estruturas nas regiões do estado.



Mais Notícias EM



Abilux lançará ação de vigilância da qualidade

Diretor da entidade anuncia parcerias para coleta e ensaios de produtos, além de campanha para substituir “watts” por “lumens”

16/09/2024


Aneel aprova mecanismo de resposta da demanda

Com aprovação, programa pode ser adotado para um período de quatro meses por meio de leilões de contratação de redução de consumo

16/09/2024


Companhia de saneamento migra para o mercado livre

O sistema Pratagy atende 40% do abastecimento de Maceió. Migração vai gerar economia de R$ 1,3 milhão mensais

16/09/2024