A Belgo Arames, uma parceria entre as gigantes de aço ArcelorMittal e de arames Bekaert no Brasil, apresentou esta semana ao mercado nacional a primeira cordoalha condutora revestida com Bezinal (zinco e alumínio) produzida no País. O produto se destina principalmente à fabricação dos cabos ACSS - Aluminum Conductor Steel Supported (condutor de alumínio com suporte de aço), para linhas de transmissão e distribuição. Segundo a empresa, o revestimento apresenta durabilidade até três vezes maior em comparação com as cordoalhas existentes e sua aplicação é recomendada sobretudo em regiões litorâneas, em que a taxa de corrosão é superior à das outras regiões do País. O produto também é altamente indicado para a recapacitação de linhas de transmissão de energia, diz a empresa em nota.
“É a primeira vez que um produto com essa classificação é fabricado em território nacional”, disse à EM por e-mail o gerente de negócios da Belgo Arames, Sidnei Martins. Segundo ele, a tecnologia foi desenvolvida da Bekaert, que fabrica o produto no exterior. “Assim que a Belgo Arames identificou a oportunidade e necessidade no Brasil, a produção da unidade de galvanizados, localizada em Contagem, MG, foi adaptada em torno de três meses para fabricar e classificar a resistência desse novo produto”, disse o gerente, que justificou a fabricação no Brasil pela diminuição de custos e insumos de produção e pela facilidade logística.
Os cabos ACSS são compostos por fios de alumínio totalmente recozidos dispostos sobre um núcleo de aço, estrutura que lhes confere alta flexibilidade e capacidade de operar com eficiência em altas temperaturas, sendo a sustentação provida pelo núcleo de aço, que suporta quase toda a carga mecânica. São condutores muito empregados em linhas de transmissão, principalmente, por causa da possibilidade de vencer vãos longos entre torres com alta capacidade de corrente. De acordo com Sidnei Martins, o uso da nova cordoalha nos cabos “oferece vantagens sustentáveis, pois reduz o número de manutenções e substituições de cabos. Além disso, sua capacidade de carga mecânica é até 25% maior e sua capacidade de condução de energia elétrica é superior em até 16%. Ela também é composta de materiais 100% recicláveis.”
A nova cordoalha Bezinal ACSS atende as especificações da norma brasileira ABNT NBR 15583 - Cordoalhas de fios de aço zincados para alma de cabos de alumínio e alumínio-liga - Requisitos e métodos de ensaio, e da norma ASTM (Sociedade Americana de Testes de Materiais) B500 - Metallic Coated Stranded Steel Core for Use in Overhead Electrical Conductors. Já os seus fios atendem às especificações da ASTM B802 - Zinc-5% Aluminum-Mischmetal Alloy-Coated Steel Core Wire for Aluminum Conductors, Steel Reinforced, e B803 - High-Strength Zinc-5% Aluminum Mischmetal Alloy-Coated Steel Core Wire for Use in Overhead Electrical Conductors.
Mais Notícias EM
Entre as medidas propostas, consulta pública sugere ressarcimento a consumidores por falta de energia e por danos a equipamentos elétricos
18/11/2024
A partir de julho de 2026, os empreendimentos contratados deverão oferecer potência em requisições do ONS
18/11/2024
O reformador de etanol vai abastecer ônibus circulares da Cidade Universitária e um rodoviário com autonomia de 450 km
18/11/2024