A Intersolar Summit Brasil Nordeste, feira e congresso organizado pela Aranda Eventos e a alemã Solar Promotion, marcado para 23 e 24 de abril, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, escolheu como um de seus principais pontos de discussão durante o congresso do evento os desafios que a geração solar centralizada, apesar de seu crescimento, enfrenta no País. Na pauta, farão parte assuntos como curtailment, regulação do mercado, alta na taxa de juros e busca de eficiência energética. 

O tema será debatido durante painel logo no primeiro dia do evento, às 14 horas, intitulado “Geração solar centralizada: desafios e oportunidades”, que contará com a participação do presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia, da CEO da consultoria Cela, Camila Ramos, além do diretor de engenharia do conselho da Casa dos Ventos, Francisco Habib Issa Mattos. O mediador será Armando Abreu, presidente da Qair Brasil. 

A preocupação com o tema faz sentido. A região Nordeste é destaque na geração solar (e eólica) centralizada, com Bahia, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Sergipe ocupando 7 dos 10 primeiros lugares em potência instalada no segmento. Além disso, a região concentra boa parte dos próximos projetos a serem executados.

“Desde o início da atividade solar fotovoltaica no Brasil, houve grandes avanços e conquista de relevância junto à sociedade. Entretanto, o crescimento impõe desafios aos agentes do setor em diversas ordens, como financeira e regulatória. Acredito que o momento também apresenta oportunidades que possam ser exploradas. Por isso vamos promover uma discussão para debater soluções construtivas ao segmento”, disse o diretor-gerente da Solar Promotion, Florian Wessendorf.

Em sua quinta edição, a feira do Intersolar Summit Brasil Nordeste vai ter 100 empresas expositoras em um espaço de 7.500 m² e aguarda mais de 5 mil visitantes. Já o congresso contará com a participação de mais de 30 palestrantes, entre especialistas do setor, com previsão de receber cerca de 500 congressistas. Além da geração centralizada, serão abordados temas como mercado de carbono, geração solar descentralizada, microrredes e geração distribuída, hidrogênio verde, armazenamento de energia, desafios da transmissão de energia e eletromobilidade.

Para mais detalhes, acesse o Link



Mais Notícias FOTOVOLT



Minasligas vira sócia autoprodutora de complexo solar da Auren

Empresa também fez PPA de 15 anos para garantir energia solar por equiparação de unidade fabril em Pirapora.

04/04/2025


Órigo lidera em usinas solares emissoras de I-RECs no Brasil

Instituto Totum, que coordena as certificações de rastreabilidade de energia renovável no Brasil, premiou a empresa em evento.

04/04/2025


Sudene libera recursos para complexo solar da EDP

A segunda parcela do financiamento do FDNE para o projeto Monte Verde, no Rio Grande do Norte, envolve R$ 109 milhões.

04/04/2025