A Minasligas, produtora de ferroligas e silício metálico, entrou como sócia autoprodutora no parque fotovoltaico Sol de Jaíba, da Auren Energia, instalado no município de Jaíba, no norte de Minas Gerais. O acordo inclui um contrato de compra de energia (PPP, na sigla em inglês) com duração de 15 anos.

Em regime de autoprodução por equiparação, o contrato atenderá o consumo da unidade fabril da Minasligas em Pirapora, Minas Gerais, e ainda envolve a aquisição de certificados de rastreabilidade de energia renovável, o I-REC, emitidos pela produção da energia solar do parque fotovoltaico com potência instalada de 629 MW.

Para 2025, o contrato prevê fornecimento de 22 MW médios para a metalúrgica e, a partir de 2026, o volume se eleva para 33 MW médios, até 2040. Todos os contratos do Sol de Jaíba são vinculados ao modelo de negócio de autoprodução de energia para grandes indústrias nacionais. Em operação comercial desde setembro de 2024, fruto de investimento de R$ 2,1 bilhões, hoje apenas 15% da energia produzida pelo parque está disponível para novas parcerias.



Mais Notícias FOTOVOLT



Órigo lidera em usinas solares emissoras de I-RECs no Brasil

Instituto Totum, que coordena as certificações de rastreabilidade de energia renovável no Brasil, premiou a empresa em evento.

04/04/2025


Congresso da Intersolar Nordeste vai debater geração centralizada

Tema será destaque entre os debates do evento que vai acontecer dias 23 e 24 de abril em Fortaleza.

04/04/2025


Sudene libera recursos para complexo solar da EDP

A segunda parcela do financiamento do FDNE para o projeto Monte Verde, no Rio Grande do Norte, envolve R$ 109 milhões.

04/04/2025