Uma combinação de sensores sem fio e IA - Inteligência Artificial pode ajudar empresas de diferentes portes a evitar prejuízos causados por paradas não programadas de equipamentos rotativos, como sistemas de bombeamento. Essa é a proposta de uma solução desenvolvida pela Techplus Automação, com apoio do PIPE - Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas, da Fapesp, para monitorar as máquinas continuamente e, assim, fazer o diagnóstico e prever falhas antes que elas ocorram.

O diferencial do sistema é a forma como ele realiza o monitoramento. Tradicionalmente, as empresas adotam dois tipos de abordagem para manutenção: a corretiva, em que o conserto só ocorre após a falha, e a preditiva tradicional offline, que depende de visitas periódicas de técnicos para realizar medições e avaliar o estado dos equipamentos.

Na manutenção preditiva tradicional offline, as medições atuais e as anteriores são comparadas para determinar se há piora nas condições. Nesse processo, há sempre o risco de surgirem problemas entre essas avaliações. Além disso, muitas máquinas estão em locais de difícil acesso, o que representa riscos para os técnicos e afeta a segurança ocupacional.

A empresa desenvolveu a ferramenta para fazer o acompanhamento online das máquinas a partir da observação desse cenário. “O monitoramento contínuo online evita que seja necessário que alguém vá fazer medições pessoalmente. Com isso, a empresa diminui os riscos de saúde ocupacional e aumenta a eficiência porque a medição do estado da máquina é contínua”, explica Samarone Ruas, diretor-geral da Techplus Automação.

Os dados obtidos nesse processo são enviados para a nuvem e analisados por algoritmos de IA que alertam a empresa sobre possíveis anomalias nos equipamentos. “A medição acontece, por exemplo, de minuto a minuto ou de cinco em cinco minutos, conforme a necessidade”, descreve Ruas. “Isso torna o monitoramento muito mais eficiente e seguro”, completa.

O projeto foi totalmente concebido pela Techplus Automação. “Criamos desde o sensor até o algoritmo que analisa os dados, passando pela elaboração do processo de envio das informações para a nuvem. Por isso, a solução é completa: desde a eletrônica embarcada no sensor até o processamento em nuvem com IA”, diz Ruas.

Nos últimos dois anos, com o avanço da transformação digital e da IA nas indústrias, a demanda por soluções de manutenção preditiva online tem crescido significativamente. “Toda empresa tem máquinas rotativas: pode ser para refrigeração, bombeamento, ventilação ou compressão, por exemplo. Nosso lema é manter as máquinas rodando porque elas literalmente movem o mundo”, finaliza.



Mais Notícias HYDRO



Sanepar investe em tecnologia para monitorar qualidade da água dos rios

Sondas vão auxiliar no acompanhamento de parâmetros de água de mananciais em tempo real.

14/01/2025



Poços d’água aumentaram a oferta de água para 1,5 milhão de pessoas em São Paulo

Com a perfuração de poços, governo de São Paulo garante abastecimento de água em municípios paulistas.

14/01/2025