O Porto Itapoá, em Santa Catarina, alcançou um marco notável ao reutilizar 1 milhão de litros de água. Esse feito foi possível graças à Estação de Reúso de Água do novo armazém do terminal, inaugurado em janeiro de 2024, parte da Fase III de expansão do porto.

A estação utiliza a tecnologia de membranas biorreativas com capacidade de tratar até 10 m³/dia. A água tratada é reaproveitada em diversas atividades operacionais do porto, como o abastecimento de bacias sanitárias, limpeza de veículos, manejo de centrais de resíduos e outras necessidades das dependências. Esse processo não apenas reduz o consumo de água potável, mas também minimiza o impacto ambiental das atividades logísticas.

“Este é um exemplo de como a tecnologia e a sustentabilidade podem andar lado a lado. Nosso compromisso vai além da eficiência operacional; estamos empenhados em adotar práticas que contribuam para a preservação do meio ambiente e o uso racional dos recursos naturais”, destaca o diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Junior.

Segundo ele, a iniciativa representa um avanço significativo na gestão de recursos hídricos em instalações portuárias. Além disso, reforça a posição do Porto Itapoá como um modelo de inovação e responsabilidade socioambiental no setor. Com o avanço dessa tecnologia, espera-se que outras organizações sigam o exemplo, promovendo uma maior adoção de práticas ambientalmente responsáveis em todo o país.



Mais Notícias HYDRO




Projeto da Ambipar com a Anglo American promove circularidade e reúso de água no Porto do Açu

Iniciativa prevê o fornecimento de até 1000 m³/h de água em sua fase final.

02/04/2025


Tigre anuncia nova tecnologia em 13 ETEs

Estações de tratamento serão instaladas em seis estados.

02/04/2025