A Uepa - Universidade do Estado do Pará inaugurou o Laboratório de Qualidade de Água da Amazônia, o primeiro de referência especializado em análises químicas das águas e efluentes. O local está instalado no primeiro piso do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá. A proposta foi aprovada em outubro de 2020, em reunião com o Conselho Curador da Fundação Guamá, organização responsável pela gestão do PCT.

O espaço será uma ampliação das ações e pesquisas realizadas há mais de 20 anos pelo Laboratório de Hidrocarbonetos (Labohi), do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade, e nesta nova etapa agregará como apoiadora a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas, que financiará os investimentos do empreendimento científico.

As atividades do Laboratório poderão gerar dados e fornecer informações importantes para as pesquisas científicas de análise dos recursos hídricos locais. Também é objetivo formar recursos humanos para a atuação no ensino e pesquisa da área ambiental. O Laboratório de Qualidade de Água da Amazônia é focado nas pesquisas de recursos hídricos, sensoriamento remoto, geoestatística, geoprocessamento e qualidade da água. A direção será feita por uma equipe de professores e pesquisadores da Uepa.

O Parque de Ciência e Tecnologia está sob a direção da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, qualificada pelo Governo do Estado do Pará para realizar a gestão do empreendimento e, desde 2009, a Fundação é mantida pelo Governo do Estado, por meio de contrato com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet). Pioneiro na Amazônia, o PCT Guamá tem como princípio estimular pesquisas, o empreendedorismo, a prestação de serviços e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e fortemente competitivos.

 



Mais Notícias HYDRO



Rotária apresenta wetland para tratamento de lodo

Soluçaõ atende desde condomínios residenciais e industriais até municípios.

19/11/2024


Iniciativa privada prevê investimentos de R$ 72,4 bilhões no saneamento em 2025

Executivos que estiveram no Encontro Nacional das Águas estão otimistas.

19/11/2024


Polímeros superabsorventes trazem eficiência hídrica na agricultura

Inovação da Hydroplan – EB captura água disponível e libera de maneira controlada.

18/11/2024