A Aegea Saneamento firmou uma parceria com a Climatempo para o fornecimento de dados que agregam inteligência nas informações meteorológicas de curto e longo prazo para a inspeção de risco das bacias hidrográficas nos 154 municípios onde a empresa realiza captação de água.

O processo é chamado de acompanhamento do grau de risco hídrico das cidades. O monitoramento é formado por uma avalição complexa que leva em conta fatores como indicadores climáticos da região, previsões relacionadas à queda d’agua nos próximos meses, expectativa de demanda de água, acompanhamento dos níveis dos mananciais, capacidade dos corpos hídricos onde são realizadas as extrações de água, entre outros elementos.

No ano passado, a partir de um estudo gerado pela Climatempo, foi identificada pela matriz de risco da companhia um possível cenário de escassez e estiagem em 14 das 25 concessionárias Aegea localizadas no Mato Grosso. Foram investidos cerca de R$ 50 milhões em obras de engenharia preventiva, como na redução de perda d’água, perfuração de poços e identificação de novos pontos de captação.

“A Aegea entende que a consolidação de um modelo de gestão é crucial para obter resultados e prevenir eventuais problemas operacionais dentro do setor, respeitando o conceito de segurança hídrica em assegurar o acesso sustentável à água de qualidade, em quantidade adequada à manutenção dos meios de vida, do bem-estar humano e do desenvolvimento socioeconômico”, afirma Moisés Salvino, gerente de engenharia da Aegea Saneamento.



Mais Notícias HYDRO




Projeto da Ambipar com a Anglo American promove circularidade e reúso de água no Porto do Açu

Iniciativa prevê o fornecimento de até 1000 m³/h de água em sua fase final.

02/04/2025


Tigre anuncia nova tecnologia em 13 ETEs

Estações de tratamento serão instaladas em seis estados.

02/04/2025