Com um programa de redução de perdas, delegado à empresa Enorsul, a Sabesp conseguiu recuperar um volume de 14,9 milhões de metros cúbicos de água que, por uma série de falhas e irregularidades, eram desperdiçados na rede de distribuição de região vizinha ao aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, SP.

Segundo revelou em palestra nesta quinta-feira, dia 15, no Encontro Técnico da Fenasan, o gerente de projetos da Enorsul, Diego Cuenca, o volume recuperado é suficiente para atender a 678 mil famílias por um mês ou a cidade de Praia Grande, SP, durante um ano.

O projeto executado entre 2020 e abril de 2022 é fruto de um contrato com modelagem inédita na companhia estadual, que reuniu os modelos de contrato de performance (remunerado pelos ganhos obtidos) e de manutenção da rede, visando à redução de perdas elevada da região, com índice de 70% no momento inicial.

Para atingir a meta estabelecida no contrato, que foi aliás superada em 1,5 milhão de metros cúbicos, a Enorsul atuou em várias frentes, explicou Cuenca.  A primeira foi a troca de 97.180 hidrômetros, ação cujo retorno foi de 1,21 m3/mês em média e que resultou em renovação de 58% do parque de hidrômetros.

Também nessa fase foram regularizadas 7 mil unidades de consumo, com um retorno por ligação de 10,6 m3, aumentando em 5% o número de casas ligadas legalmente à rede. As duas ações promoveram um retorno total de 120 mil m3 por mês, o equivalente a 11% do volume total recuperado.

A segunda ação envolveu o reparo de 62,8 mil vazamentos, metade deles em ramal e a outra parcela em cavalete e rede. Houve uma recuperação aí de 220,2 mil m3 por mês, ou 20% do total.

Com um trabalho de setorização em duas áreas (Cumbica e Rua da Pátria), pelo qual foram otimizados os abastecimento por boosters, alguns deles sendo desativados com a transferência do suprimento para áreas de zona baixa, o projeto conseguiu recuperar mais 210,1 mil m3 por mês, ou 21% do total recuperado.

Por fim, houve uma complexa operação para ampliar a quantidade de VRPs - válvulas redutoras de pressão na rede. Foram recuperadas 71 VRPs e instaladas mais 25 delas, ao longo de 427 km. Antes disso, apenas cinco estavam de fato em operação, em 87 km. Toda essa operação foi responsável por 48% do volume total recuperado.

Com o projeto, que gerou bônus de remuneração para a Enorsul, o índice de perdas caiu de 70% para 50%.



Mais Notícias HYDRO




FAE lança hidrômetro ultrassônico

Produto oferece precisão metrológica mesmo em baixas vazões.

05/11/2024


Johnson Screens desenvolve meio de filtração feito de garrafas de vidro reciclada

Solução sustentável melhora o desempenho de filtros de areia.

05/11/2024