A Aegea Saneamento lança o 2º Ciclo de Desafios Inova Saneamento. Em parceria com a Innovation Latam, o programa de aceleração com startups busca soluções e projetos que tragam inovação, desenvolvimento, impulsionem seus negócios e ajudem a reduzir o déficit do setor. Nesta edição serão quatro desafios e as startups podem se inscrever até dia 24 de novembro. O pitch-day está previsto para início de dezembro.

Para Eduardo Mendes, Diretor de Tecnologia e membro do Comitê de Inovação da Aegea, o ciclo representa o comprometimento da companhia com o tema. “Inovação e tecnologia são fundamentais para a empresa, pois é por meio delas que podemos melhorar os serviços ofertados à população enquanto mantemos a nossa eficiência operacional”, diz.

O primeiro desafio, “Conhecendo o perfil do consumidor”, busca soluções que permitam traçar o perfil dos consumidores a fim de otimizar e personalizar os serviços prestados, assim como direcionar melhor os recursos do grupo Aegea.

Já o segundo desafio, intitulado “Enriquecimento do cadastro de consumidores”, procura uma forma de complementar o banco de dados de consumidores, sejam com dados documentais públicos e/ou com dados comportamentais, por meio de buscas em bases externas e públicas, enriquecendo, consequentemente, o banco atual. A solução precisa garantir a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais dos consumidores, a confiabilidade e a acurácia dos dados coletados.

O desafio seguinte é o “Score de crédito”, que busca em startups uma tecnologia para a Aegea incorporar um sistema que, com base nos dados dos clientes e históricos de pagamento dentro e fora da companhia, possa traçar um perfil dos consumidores e, com isso, definir as melhores estratégias de cobrança visando o menor custo e maior retorno.

O quarto é “Detecção de vazamentos e perdas”, com o objetivo de encontrar maneiras mais eficazes de identificar pontos de vazamento e perdas sem a necessidade de escavações. Aqui estão incluídas tecnologias de sensoriamento para detecção, seja por vazão, pressão, ultrassônicos, satélite, entre outros; e de inteligência artificial, capazes de decodificar dados e identificar se há e onde estão os vazamentos.

“Para as startups, é uma ótima oportunidade de ter a mentoria com executivos da Aegea durante o desenvolvimento da proposta de valor e produto, assim como conseguir maior visibilidade para o seu projeto. Ao fim do ciclo, algumas startups podem ser contratadas ou receber investimentos pela Aegea”, completa Mendes.

Inscrições pelo link: https://innovationlatam.com/ch/aegea.



Mais Notícias HYDRO



Rotária apresenta wetland para tratamento de lodo

Soluçaõ atende desde condomínios residenciais e industriais até municípios.

19/11/2024


Iniciativa privada prevê investimentos de R$ 72,4 bilhões no saneamento em 2025

Executivos que estiveram no Encontro Nacional das Águas estão otimistas.

19/11/2024


Polímeros superabsorventes trazem eficiência hídrica na agricultura

Inovação da Hydroplan – EB captura água disponível e libera de maneira controlada.

18/11/2024