A Iguá Saneamento alcançou, em novembro, a marca de 10 mil hidrômetros com leitura remota conectados, acelerando a digitalização da água na empresa. A solução, que nasceu de um projeto de inovação interno, utiliza a tecnologia IoT - Internet das Coisas, para medir o consumo de água dos clientes, garantindo, além de agilidade e precisão, economia de custos de leitura presencial e redução de perdas, como vazamentos e fraudes que podem ser facilmente identificados por meio dos hidrômetros inteligentes.

“Essa marca é resultado dos investimentos em inovação que realizamos desde a criação da Iguá, há cinco anos. O uso da tecnologia trouxe eficiência para a empresa e transparência para o cliente, que pode acompanhar da sua residência, por exemplo, o consumo diário de água e até possíveis vazamentos”, conta Murillo Borges, diretor de operações.

Além de identificar um padrão de consumo que pode servir para apontar anormalidades e eventuais necessidades, como uma troca de hidrômetro, a tecnologia aproveita ainda a rede de dados disponível ajudando as operações da Iguá a obter dados de pressão, vazão, status de bombas e consumo de energia.

As soluções implantadas pela Iguá também permitem um controle de consumo mais focado na sustentabilidade e na conservação de recursos. Com uma agenda ESG impulsionada nos últimos anos, a companhia agora trabalha para fazer da Ilha do Mel a primeira “ilha inteligente” do Brasil. Nacionalmente conhecida por ser uma área de preservação natural com número de visitantes limitado, a ilha de 25 quilômetros, composta por praias e pequenas vilas no município de Paranaguá, PR, deverá ter medidores 100% conectados na próxima temporada de verão, que começa neste mês.

“Nossos agentes de atendimento trabalharão juntos com líderes comunitários para zerar a emissão de fatura em papel e a redução dos deslocamentos contribuindo com a diminuição da emissão de carbono. Vamos também aproveitar dessa rede de IoT – Internet das Coisas pública, que agora está disponível para outros serviços, para coletar mais dados operacionais e garantir o suprimento de água adequado à ilha”, pontua Borges.

Ainda neste ano Cuiabá, MT, também será beneficiada com um projeto piloto chamado “DMC do Amanhã”: com um DMC - Distrito de Medição e Controle 100% conectado, será possível verificar as perdas online, encontrar vazamentos, fraudes e otimizar as operações. Por meio da concessionária Águas Cuiabá, a Iguá presta serviço de água e esgoto para mais de 600 mil pessoas na capital mato-grossense.



Mais Notícias HYDRO



Rotária apresenta wetland para tratamento de lodo

Soluçaõ atende desde condomínios residenciais e industriais até municípios.

19/11/2024


Iniciativa privada prevê investimentos de R$ 72,4 bilhões no saneamento em 2025

Executivos que estiveram no Encontro Nacional das Águas estão otimistas.

19/11/2024


Polímeros superabsorventes trazem eficiência hídrica na agricultura

Inovação da Hydroplan – EB captura água disponível e libera de maneira controlada.

18/11/2024