A ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental disponibilizou a edição 2020 do Ranking ABES de Universalização do Saneamento. Produzido com base em indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação adequada de resíduos sólidos, o documento identifica o quão próximo os municípios brasileiros estão da universalização do saneamento.
As três primeiras colocadas na categoria cidade de grande porte (acima de 100 mil habitantes) são municípios do estado de São Paulo: São Caetano do Sul, Rio Claro e Piracicaba, a última presente no topo pelo quarto ano consecutivo. As 27 capitais brasileiras estão presentes no ranking, e a região com maior representatividade, considerando todos os municípios brasileiros, é a Sudeste, com 63,67% dos municípios e 88,55% da população. A concessionária Mirante, administrada desde 2012 pela holding Aegea Saneamento, é responsável pela operação de todo o sistema de esgotamento sanitário do município, viabilizada por meio de PPP - Parceria Público-Privada firmada com a Prefeitura Municipal de Piracicaba e o Semae - Serviço Municipal de Água e Esgoto.

Atualmente, Piracicaba conta com 62 estações elevatórias de esgoto, 24 ETEs - Estações de Tratamento de Esgoto e 1409 km de rede coletora de esgoto instaladas. Soma-se 3,4 bilhões de litros de esgoto tratados, números que mantêm a cidade na primeira posição. Na edição deste ano, o Ranking ABES de Universalização do Saneamento avaliou 1857 municípios, representando cerca de 70% da população do país. Com 100% de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e destinação adequada, Piracicaba alcançou 500 pontos, nota máxima nos cinco serviços avaliados.

O Ranking ABES de Universalização do Saneamento pode ser consultado pelo link: https://bit.ly/3dDTIzM .



Mais Notícias HYDRO




Projeto da Ambipar com a Anglo American promove circularidade e reúso de água no Porto do Açu

Iniciativa prevê o fornecimento de até 1000 m³/h de água em sua fase final.

02/04/2025


Tigre anuncia nova tecnologia em 13 ETEs

Estações de tratamento serão instaladas em seis estados.

02/04/2025