Atuando há mais de 15 anos em conjunto com a Copasa - Companhia de Saneamento de Minas Gerais, a Fluid Feeder, empresa da área de equipamentos e serviços para tratamento de água e efluentes, entregou o total de 165 detectores de gás cloro, equipamento de segurança indicado para qualquer ambiente onde haja a produção, uso ou estoque desse tipo de gás.

O sistema utilizado aciona um alarme ao identificar a presença do gás no ambiente. A partir daí, existe a possibilidade de que seja acionado um sistema de segurança que fecha as válvulas dos cilindros e/ou liga um exaustor/lavador de gases para reduzir a concentração indesejada em casos de eventuais vazamentos.

“Cada estação de tratamento de água utiliza pelo menos um sensor, então, podemos afirmar que 165 pontos estarão protegidos do risco de vazamento de cloro”, analisa Francisco Oliver, diretor técnico industrial da Fluid Feeder.

Presente em diversas estações de tratamento de água por sua eficiência e economia, o gás cloro pode trazer riscos às pessoas e ao ambiente. Mesmo em situações em que há baixa concentração, o cloro gás é tóxico e corrosivo em locais que apresentam umidade, causando forte mal-estar, principalmente nos olhos e sistema respiratório. “Investir na detecção e fechamento rápido das válvulas é fundamental para que a empresa funcione em segurança, bem como também evitar a perda do insumo”, finaliza o executivo.



Mais Notícias HYDRO




Projeto da Ambipar com a Anglo American promove circularidade e reúso de água no Porto do Açu

Iniciativa prevê o fornecimento de até 1000 m³/h de água em sua fase final.

02/04/2025


Tigre anuncia nova tecnologia em 13 ETEs

Estações de tratamento serão instaladas em seis estados.

02/04/2025