Na Ekma, indústria de molhos condimentados e atomatados para food service, com planta industrial em Taquaritinga, SP, a água move toda a cadeia de produção, desde a higienização da instalação e dos equipamentos até movimentação de maquinários e no processamento de produtos. A empresa reaproveita 100% da água usada na produção de 3 mil toneladas de cerca de 40 itens do seu portfólio.
A planta conta com dois poços tubulares, ETA - Estação de Tratamento de Água e ETE – Estação de Tratamento de Efluentes, de onde vem a água potável para higienização da matéria-prima, como o tomate in natura, e também utilizados na preparação dos molhos e atomatados. “Toda água de reúso e do poço passa por um rigoroso controle de qualidade, atendendo às legislações da Cetesb e do Ministério da Saúde”, afirma Dauto Azarite Júnior, diretor comercial da Ekma.
A água ainda é reutilizada na movimentação de caldeiras, maquinários da linha de produção e higienização da instalação e equipamentos. E toda a água gerada no processo produtivo é encaminhada para a ETE, onde é tratada com lodo biológico, e passa ainda por um novo tratamento na ETA, para se tornar potável.
Além da produção sustentável, o uso consciente já proporciona à fábrica uma economia de 70% na captação de água do poço. Além de investir na infraestrutura, a empresa também vem adotando práticas para promover a conscientização do quadro de colaboradores. “Acreditamos na importância do papel da indústria na preservação dos recursos naturais para futuras gerações. E hoje sabemos que investir em produção responsável é um caminho para ganhar competitividade, reduzindo desperdício. E nesse processo, todos os atores envolvidos – a sociedade, meio ambiente e a indústria - saem ganhando”, conclui o diretor.
Mais Notícias HYDRO
Soluçaõ atende desde condomínios residenciais e industriais até municípios.
19/11/2024
Executivos que estiveram no Encontro Nacional das Águas estão otimistas.
19/11/2024
Inovação da Hydroplan – EB captura água disponível e libera de maneira controlada.
18/11/2024