A Unipar, especializada na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC na América do Sul, retoma em maio o programa Fábrica Aberta, que desde a sua abertura já recebeu cerca de 125 mil pessoas. Por meio dele, as pessoas que se inscreverem podem participar de visitas guiadas e conhecer as fábricas da Unipar em Cubatão, SP, Santo André, SP, e Bahía Blanca, na Argentina.
A ação é coordenada por monitores especializados, como o time de colaboradores aposentados da companhia que explicam com propriedade o processo de produção das fábricas.

Um dos objetivos do Fábrica Aberta é mostrar como a Unipar realiza sua produção respeitando o meio ambiente e priorizando a saúde e a segurança de seus colaboradores e vizinhos. O programa é referência para iniciativas similares e para o turismo industrial em geral.

“O nosso objetivo é ser um agente de transformação para um mundo mais sustentável, com mobilização dentro da Unipar e expandindo para nosso ecossistema de relacionamento. A retomada do Programa Fábrica Aberta faz parte da construção desse relacionamento de transparência com nossos visitantes, mostrando abertamente nossa produção responsável e a priorização de práticas sustentáveis”, ressalta Mauricio Russomanno, CEO da Unipar.

Para restabelecer o programa, a Unipar contou com o apoio da Exxmartt, que acompanhou todo o processo de planejamento e otimização. A consultoria foi responsável pela elaboração de quatro roteiros voltados para públicos distintos, definidos como: geral, que engloba familiares, comunidade, ONGs e alunos da rede pública; grupo engajado, composto funcionários e fornecedores; perfil crítico, que conta com os políticos locais, imprensa regional e líderes comunitários; e o grupo especialista, com clientes, acionistas e imprensa especializada.

Outra atividade desenvolvida pela parceria foi o treinamento para os monitores especializados e os colaboradores aposentados. “Estamos muito felizes pela oportunidade. Contribuir com a revitalização de um dos programas mais antigos do Brasil, que existe desde 1985. Utilizamos ferramentas proprietárias de visitas e com isso conseguimos incorporar mais experiência e conteúdo para os visitantes do Fábrica Aberta”, comenta Stefania Valle, sócia e diretora de Relacionamento e Experiências da Exxmartt.

Idealizado em Cubatão em meados dos anos 80, o Fábrica Aberta teve início em um momento difícil para a indústria química global e para o município, que havia acabado de receber a alcunha de “cidade mais poluída do mundo” e foi alvo de duras críticas na época.

No momento em que o setor tentava entender como se relacionar melhor com o ambiente e a sociedade, a companhia criou o Fábrica Aberta com o objetivo de mostrar o que fazia e que era possível produzir em harmonia com a natureza. Atualmente a companhia é referência em sustentabilidade, investindo nas mais diferentes frentes que visam promover acesso ao saneamento e desenvolvimento humano.

Durante a paralisação na pandemia, as unidades da Unipar puderam ser conhecidas via tour virtual no site. “Agora, quando estamos quase completando 38 anos de programa, esperamos voltar a receber os visitantes presencialmente e mostrar como fazemos a química acontecer”, finaliza o CEO.



Mais Notícias HYDRO



Rotária apresenta wetland para tratamento de lodo

Soluçaõ atende desde condomínios residenciais e industriais até municípios.

19/11/2024


Iniciativa privada prevê investimentos de R$ 72,4 bilhões no saneamento em 2025

Executivos que estiveram no Encontro Nacional das Águas estão otimistas.

19/11/2024


Polímeros superabsorventes trazem eficiência hídrica na agricultura

Inovação da Hydroplan – EB captura água disponível e libera de maneira controlada.

18/11/2024