A Flottweg do Brasil, subsidiária da Flottweg SE, fabricante alemã especializada no desenvolvimento e fabricação de centrífugas industriais, está lançando a série Xelletor de decanters para desaguamento de lodo que oferecem maior eficiência e vazão até 15% em relação aos modelos anteriores da empresa.

“O processo oferece um enorme potencial de economia para os operadores de estações de tratamento de água e efluentes, que têm elevados custos de transporte e logística para destinação do lodo até os aterros sanitários”, diz Ricardo Rehder, engenheiro de vendas da Flottweg no Brasil, sediada em Vinhedo, SP. Segundo ele, dependendo da capacidade da planta, 1% a mais de substância seca no lodo de clarificação desidratado pode resultar em uma redução de custos num nível de cinco a seis dígitos por ano.

A nova linha Xelletor é disponível com vazões até 50, 70 e 140 m3/h. Além da maior vazão, o equipamento garante até 2% maior de material desaguado, requer até 20% menos floculantes e gasta até 20% menos energia. “Os equipamentos da Flottweg garantem taxas de 25% de teor de sólidos, bem acima em relação às decanters convencionais do mercado”, diz.

O segredo do sistema é a rosca transportadora sem corpo, um desenvolvimento totalmente novo e patenteado inspirado na construção leve de carros esportivos e motocicletas. “Como os decanters Xelletor não necessitam do corpo da rosca transportadora, não há desgaste na área de alimentação”, diz o engenheiro. O sistema possui ainda maior eficiência de separação graças ao tanque fundo e disco defletor. “Com a proteção contra desgaste em espirais da rosca transportadora, rotor e descarga de sólidos, reduzimos a um mínimo a abrasão e o desgaste para uma longa vida útil”, afirma.

Com forte presença no mercado de desaguamento de lodo para indústrias siderúrgicas, a Flottweg quer aumentar sua participação no segmento de água e esgoto no Brasil. “A publicação do novo marco do saneamento vai trazer novos investimentos. Queremos oferecer nossas tecnologias para essas concessionárias”, finaliza o executivo.



Mais Notícias HYDRO



Rotária apresenta wetland para tratamento de lodo

Soluçaõ atende desde condomínios residenciais e industriais até municípios.

19/11/2024


Iniciativa privada prevê investimentos de R$ 72,4 bilhões no saneamento em 2025

Executivos que estiveram no Encontro Nacional das Águas estão otimistas.

19/11/2024


Polímeros superabsorventes trazem eficiência hídrica na agricultura

Inovação da Hydroplan – EB captura água disponível e libera de maneira controlada.

18/11/2024