A PepsiCo reforça o seu compromisso com o acesso a recursos hídricos limpos, potáveis ​​e seguros como um requisito essencial para que as comunidades possam prosperar. Com esse intuito, a empresa definiu metas globais para 2030 por meio de sua agenda ESG pep+ (PepsiCo Positive). Elas incluem fornecer acesso à água potável para 100 milhões de pessoas, ter um impacto hídrico positivo no uso do recurso e reabastecer 100% da água usada em áreas com alto risco hídrico. A PepsiCo Brasil é destaque nessa agenda, com suas ações de redução de uso de água desde o cultivo de seus ingredientes, como coco-verde e batatas, até as fábricas em todo o país.

 A PepsiCo já conseguiu garantir o funcionamento de quatro de suas fábricas na América Latina sem consumir água da rede pública, o que representa cerca de 15% de sua produção de alimentos na região. Essas plantas estão localizadas no México, Brasil e Colômbia e, juntas, acumulam mais de 1000 dias sem extrair água doce dos aquíferos locais.

No Brasil, a PepsiCo reduziu pela metade o total de água gasta por quilo de alimento produzido, de 4,6 litros (em 2016) para 1,97 litro (em 2022) e alcançou autonomia hídrica na fábrica em Itu, SP, uma área de escassez hídrica, onde conta com uma ETE - estação de tratamento de efluentes que potabiliza 100% dos efluentes da operação. Somente nessa planta fabril a companhia deixa de captar 27 milhões de litros de água ao mês do município. A mesma iniciativa está sendo implantada nas fábricas da PepsiCo de Curitiba, PR, e Sete Lagoas, MG, com uma economia de água prevista de 70% a partir do início das operações das ETEs.

No agro, a empresa, por meio do Programa de Agricultura Sustentável, apoia práticas regenerativas e mais sustentáveis no campo junto aos seus produtores parceiros. Na cultura da batata, após a implementação de melhorias na lavagem dos tubérculos, foi possível reduzir em 28% o consumo médio de água nas beneficiadoras em 2023. Isso representa uma redução de aproximadamente 45 milhões de litros de água ao ano, durante o processo de beneficiamento da batata fornecida à PepsiCo. Ainda neste ano, as práticas serão levadas para mais oito estações de beneficiamento de batata. O objetivo da companhia é mapear e implementar outras boas práticas possíveis para contribuir ainda mais com a redução do consumo de água e implementação de práticas mais sustentáveis junto aos fornecedores no próximo ano.

Desde 2011, com o apoio de parceiros como o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, a PepsiCo forneceu água potável a 30 milhões de pessoas na América Latina. Nos últimos dois anos, a empresa investiu US$ 2,4 milhões em infraestrutura e sistemas comunitários de água em países como México, Brasil, Colômbia e Guatemala.

Além disso, atuou pelo reabastecimento de água em aquíferos locais com o seu programa Água para o Planeta, que a PepsiCo lidera em colaboração com a The Nature Conservancy. O programa realizou ações de conservação em mais de 2 mil hectares de ecossistemas nativos, beneficiando mais de 3 mil pessoas em sete países da região. Também reabasteceu 1,7 milhão de metros cúbicos de água nos aquíferos.



Mais Notícias HYDRO



Rotária apresenta wetland para tratamento de lodo

Soluçaõ atende desde condomínios residenciais e industriais até municípios.

19/11/2024


Iniciativa privada prevê investimentos de R$ 72,4 bilhões no saneamento em 2025

Executivos que estiveram no Encontro Nacional das Águas estão otimistas.

19/11/2024


Polímeros superabsorventes trazem eficiência hídrica na agricultura

Inovação da Hydroplan – EB captura água disponível e libera de maneira controlada.

18/11/2024