Muitas indústrias e estações de tratamento de água e esgoto lidam com fluidos corrosivos, viscosos e abrasivos, trazendo complexidade no manuseio dos materiais e demandando maior cuidado nas instalações para garantir a segurança e durabilidade dos equipamentos. A Capua Equipamentos Industriais, empresa nacional com sede em Jarinu, SP, é especializada na fabricação e comercialização de bombas para recalque desse tipo de produto.

A linha de produção compreende bombas centrífugas plásticas horizontais e verticais, bombas submersas, válvulas de retenção e acessórios. Entre os destaques está o selo mecânico 100% de plástico, um desenvolvimento próprio e inédito no mundo, segundo o diretor comercial da empresa Alexandre Franco (foto). Fabricados em polipropileno, UHMW - Ultra-High Molecular Weight, PTFE (teflon), PVDF - fluoreto de polivinilideno ou PVC, sem partes metálicas em contato com o produto a ser bombeado, os equipamentos são indicados para trabalhar em aplicações altamente corrosivas. “Após anos de estudo, nossos engenheiros desenvolveram o selo plástico para concorrer com as bombas centrífugas magnéticas, que apresentam um alto custo inicial e de manutenção”, diz. Os selos convencionais comercializados no mercado são híbridos, ou seja, levam metais na composição, que podem sofrer com a corrosão dos produtos e ter a vida útil prejudicada. Também desenvolvimento da Capua é o sistema de escorva, que tem a função de captar o líquido a uma profundidade de até 4 metros, permitindo que uma bomba não autoescorvante seja usada para a aplicação.

As bombas da Capua são desenvolvidas para trabalhar em estações de tratamento de água e esgoto, siderúrgicas, galvanização a fogo, petroquímica, eletroeletrônica, papel e celulose e galvanoplastia, que lidam com diversos produtos químicos, como ácido clorídrico (HCL), cloreto férrico, policloreto de alumínio (PAC), hipoclorito de sódio, ácido sulfúrico (H2SO4) e ácido nítrico. “A nossa a equipe técnica acompanha todo o processo de instalação. Com isso, o cliente reduz os gastos com peças de reposição, as horas com equipes de manutenção, o tempo de parada e a perda de produto por falhas no equipamento”, afirma.

Além da linha própria de bombas, a Capua Equipamentos é distribuidora da linha da Indesur, fabricante de bombas centrífugas, diafragma, submersa e dosadora da Argentina.



Mais Notícias HYDRO



Rotária apresenta wetland para tratamento de lodo

Soluçaõ atende desde condomínios residenciais e industriais até municípios.

19/11/2024


Iniciativa privada prevê investimentos de R$ 72,4 bilhões no saneamento em 2025

Executivos que estiveram no Encontro Nacional das Águas estão otimistas.

19/11/2024


Polímeros superabsorventes trazem eficiência hídrica na agricultura

Inovação da Hydroplan – EB captura água disponível e libera de maneira controlada.

18/11/2024