A Agreste Saneamento, operação do Grupo Iguá em Alagoas, tem como um de seus pilares fundamentais a sustentabilidade. Por isso, pretende expandir as suas ações em prol do meio ambiente com a diversificação do uso do material orgânico residual proveniente dos processos de tratamento da água, para a recuperação de áreas da Caatinga. O assunto foi discutido em reunião com o superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Fellipe Barbosa, da Prefeitura de Arapiraca.
Por seu alto teor de umidade e sua diversidade mineral, novos estudos de viabilidade estão sendo feitos para utilização do lodo de ETA no enriquecimento de solo. Esses estudos sugerem uma contribuição significante para a regeneração da área do bioma na região. O objetivo da colaboração entre a Agreste e a prefeitura é consolidar uma parceria estratégica e explorar oportunidades mútuas no desenvolvimento e na ampliação de projetos ambientais em Arapiraca, que beneficiarão a população. O lodo de ETA já é utilizado como matéria-prima para confecção de tijolos ecológicos, um projeto impulsionado pela Agreste Saneamento, evitando a destinação desse material a aterros sanitários.
“A Agreste é referência local no uso sustentável do lodo das estações de tratamento de água como insumo para a produção de tijolos ecológicos. Agora, a ideia é expandir essas iniciativas sustentáveis e sugerir outras formas de reutilização da matéria-prima. Essa parceria com a prefeitura de Arapiraca é fundamental, pois saímos da reunião com grandes ideias para fortalecer o projeto e ampliar as ações de sustentabilidade em benefício da comunidade”, detalhou Erika Fiel, supervisora Ambiental e de Responsabilidade Social da Agreste Saneamento.
Mais Notícias HYDRO
Soluçaõ atende desde condomínios residenciais e industriais até municípios.
19/11/2024
Executivos que estiveram no Encontro Nacional das Águas estão otimistas.
19/11/2024
Inovação da Hydroplan – EB captura água disponível e libera de maneira controlada.
18/11/2024